Ação do Hospital de Emergência do Agreste e parceiros leva informações sobre AVC para a população
Durante o evento foram realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial
Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), estudantes de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e membros da Liga Acadêmica de Neurologia promoveram uma ação de conscientização sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame. A iniciativa ocorreu na Praça Marques da Silva, localizada no Centro de Arapiraca.
Durante o evento foram realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além da distribuição de panfletos informativos sobre o AVC. As equipes de saúde levaram informações diretamente para a população, tirando dúvidas sobre a doença, que além de deixar sequelas, pode levar à morte.
“A importância da iniciativa é a promoção da saúde e a divulgação dos principais sinais do AVC, que foi a principal causa de mortalidade clínica no Brasil em 2022. Essa triste estatística destaca a falta de conhecimento da população sobre essa condição, um fato reconhecido pelo Ministério da Saúde e por organizações de saúde em todo o mundo”, ressaltou a médica Guacyra Almeida, coordenadora médica da Unidade de AVC do HEA.
O Dia Mundial de Combate ao AVC é celebrado em 29 de outubro e neste período as ações de conscientização e educação sobre a doença aumentam, afinal “é fundamental trazer estas informações diretamente ao público, objetivando que a doença seja identificada e tratada o mais rapidamente possível”, afirmou Guacyra Almeida.
Entre as pessoas beneficiadas pela ação promovida pelo HEA, Uninassau e Liga Acadêmica de Neurologia está a dona de casa Maria de Fátima Santos. “O pessoal me passou muitas informações sobre a doença. Isso é bom porque nem sempre a gente tem o conhecimento para buscar ajuda ou para saber como agir nas situações”, salientou a arapiraquense.
A falta de conhecimento sobre a doença preocupa os especialistas sobre o tema. Segundo o professor do curso de Enfermagem da Uninassau, Marlus de Melo, a população muitas vezes desconhece os sinais e os riscos associados ao AVC. “Por esta razão, temos o propósito de conscientizar e reduzir a prevalência da doença. Nesta atividade, pudemos tirar várias dúvidas da população e chamar a atenção para salvarmos vidas”, declarou o professor.
Os estudantes que participaram do evento desempenharam um papel fundamental na conscientização sobre o AVC. “Ficamos orgulhosos com este trabalho realizado por eles, porque cumpriram o papel de aproximação com a sociedade”, argumentou João Paulo Garcia, coordenador acadêmico da Uninassau em Arapiraca.
O presidente da Liga Acadêmica de Neurologia da Uninassau, Lucas Félix, conta que esta ação representou um passo significativo na conscientização sobre o AVC e na promoção da saúde. Para ele “ todos estão contribuindo para a redução da mortalidade causada por essa condição preocupante”, afirmou.
Já a diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, disse que o trabalho em conjunto conquista mais espaços e outras edições devem acontecer. “Esta ação de conscientização, com certeza, vai ajudar a salvar vidas. Vamos realizar outras ações para que possamos levar mais informações para a população”, afirmou.
Últimas notícias
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
De olho em 2026, primeira-dama de Maceió muda nome no Instagram
Incêndio iniciado em celular atinge apartamento no bairro do Farol, em Maceió
Funcionários da Assembleia Legislativa terão férias coletivas entre dezembro e fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
