Saúde

Referência no tratamento de hanseníase, CRIA de Arapiraca participa de avaliação nacional sobre a doença

Unidade avaliou pacientes junto ao Ministério da Saúde para estudar incapacidades físicas ocasionadas pela enfermidade

Por 7Segundos com Assessoria 10/11/2023 18h06
Referência no tratamento de hanseníase, CRIA de Arapiraca participa de avaliação nacional sobre a doença
A equipe de fisioterapeutas do Ministério da Saúde passou o dia em atendimento, ao lado das equipes do município - Foto: Zé Neto/Ascom-Arapiraca

O Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) é referência no tratamento de hanseníase no estado de Alagoas. Por isso, nesta quinta-feira (09), o órgão pertencente à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu profissionais do Ministério da Saúde para avaliar 10 pacientes em um inquérito nacional sobre a doença.

O Inquérito Nacional de Incapacidades em Hanseníase tem como objetivo estudar a frequência e progressão destas incapacidades físicas ocasionadas pela doença em pacientes que foram curados entre 2015 e 2019. A avaliação é obrigatória e fundamental também para conhecer o perfil clínico e epidemiológico dos casos.

A equipe de fisioterapeutas do Ministério da Saúde passou o dia em atendimento, ao lado das coordenadoras municipal e estadual do Programa de Controle da Hanseníase, e das equipes do CRIA e da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal.

O Centro de Referência Integrado de Arapiraca é referência no tratamento de hanseníase porque é um polo importante de tratamento para a doença, já que o órgão atende pacientes de toda a 2ª Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar que inclui médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem, assistente social e farmacêutico, além de um laboratório especializado que auxilia no reconhecimento da doença. É válido ressaltar que, além do CRIA, todas as Unidades Básicas de Saúde também são portas de entrada para o diagnóstico.