Referência no tratamento de hanseníase, CRIA de Arapiraca participa de avaliação nacional sobre a doença
Unidade avaliou pacientes junto ao Ministério da Saúde para estudar incapacidades físicas ocasionadas pela enfermidade
O Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) é referência no tratamento de hanseníase no estado de Alagoas. Por isso, nesta quinta-feira (09), o órgão pertencente à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu profissionais do Ministério da Saúde para avaliar 10 pacientes em um inquérito nacional sobre a doença.
O Inquérito Nacional de Incapacidades em Hanseníase tem como objetivo estudar a frequência e progressão destas incapacidades físicas ocasionadas pela doença em pacientes que foram curados entre 2015 e 2019. A avaliação é obrigatória e fundamental também para conhecer o perfil clínico e epidemiológico dos casos.
A equipe de fisioterapeutas do Ministério da Saúde passou o dia em atendimento, ao lado das coordenadoras municipal e estadual do Programa de Controle da Hanseníase, e das equipes do CRIA e da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal.
O Centro de Referência Integrado de Arapiraca é referência no tratamento de hanseníase porque é um polo importante de tratamento para a doença, já que o órgão atende pacientes de toda a 2ª Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar que inclui médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem, assistente social e farmacêutico, além de um laboratório especializado que auxilia no reconhecimento da doença. É válido ressaltar que, além do CRIA, todas as Unidades Básicas de Saúde também são portas de entrada para o diagnóstico.
Últimas notícias
Vinda de Carlos Bolsonaro leva 150 mil pessoas ao Bloco do 22 em Maceió
Mulher é presa suspeita de desviar até R$ 20 mil de clínica odontológica em Maceió
Alfredo Gaspar apresenta propostas de Flávio Bolsonaro em encontro na Bahia
Lei de Cibele Moura que garante piso salarial a farmacêuticos hospitalares é promulgada
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
