Mundo

SpaceX lança Starship, mas propulsor explode; empresa perdeu contato com a nave

Empresa do bilionário Elon Musk admitiu que explosão não era programada, mas disse que o teste tornará a nave mais confiável

Por 7Segundos com G1 18/11/2023 17h05
SpaceX lança Starship, mas propulsor explode; empresa perdeu contato com a nave
SpaceX lança Starship, mas propulsor explode; empresa perdeu contato com a nave - Foto: Reprodução

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançou neste sábado (18) a Starship, apontada como a nave mais poderosa do mundo. Após a decolagem, o propulsor do veículo espacial explodiu, e a empresa perdeu contato com a cápsula. Não havia tripulação. 

A explosão do propulsor Super Heavy (parte inferior da nave) aconteceu cerca de três minutos após o lançamento, após ele se separar da cápsula Starship (parte superior). A SpaceX admitiu que isso não era programado, mas disse que sabia da possibilidade de um incidente. 

"O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave funcionaram por vários minutos em seu caminho para o espaço", afirmou a empresa.

"Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária". 

Não houve feridos ou danos à propriedade pública por conta do acidente, informou a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Logo após a explosão, a gerente de engenharia de qualidade da SpaceX Katy Tice citou o hot-staging, técnica que a empresa usou pela primeira vez. 

O método prevê o ligamento dos motores da cápsula enquanto ela ainda está acoplada ao propulsor. O acionamento dos motores foi realizado com sucesso, mas pode ter relação com a explosão, segundo sugeriu a empresa. 

Em abril, outra nave Starship apresentou uma falha antes da separação dos dois estágios, o que forçou a empresa a acionar um sistema para explodir o foguete.