Segurança

Furtos a veículos sobem cerca de 40% em Alagoas, segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Dados foram organizados pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações

Por Erick Balbino/7Segundos 20/11/2023 12h12 - Atualizado em 20/11/2023 12h12
Furtos a veículos sobem cerca de 40% em Alagoas, segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública
Homem furta moto no Centro de Arapiraca - Foto: Reprodução

Dentre os crimes nos relatórios de ocorrências dos batalhões da Polícia Militar espalhados por Alagoas, furtos e roubos a veículos estão dentre os mais recorrentes, sendo motocicletas os principais alvos da criminalidade.

Os dados divulgados pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, revelaram um aumento significativo nos casos de furtos e roubos de veículos no estado de Alagoas durante os anos de 2021 e 2022.

Os dados de 2023 devem ser divulgados no início de janeiro.

Furtos disparam 38,5%

No ano de 2021, foram registrados 1.459 casos de furtos de veículos em Alagoas. Esses números deram um salto alarmante, chegando a 2022 com um total de 2.022 ocorrências, representando um aumento de 38,5%.

Roubos com aumento de 7,1%

Os registros de roubos de veículos também apresentaram uma escalada preocupante, porém menos acentuada. Em 2021, Alagoas teve 1.583 casos de roubos de veículos, enquanto em 2022 esse número saltou para 1.696, representando um aumento de 7,1%.

Considerando a soma dos casos de furto e roubo, o estado de Alagoas experimentou um crescimento geral assustador. Em 2021, o total de ocorrências chegou a 3.042, enquanto em 2022 esse número saltou para 3.718, representando um aumento alarmante de 22%. Esse aumento significativo nos crimes contra propriedades veiculares levanta questões sobre a segurança pública e a necessidade de medidas mais eficazes para combater essa onda crescente de delitos.

É importante diferenciar os termos "furto" e "roubo" quando se trata de crimes contra veículos. O furto refere-se à subtração de um bem sem o uso de violência direta ou ameaça contra a vítima. Exemplos são veículos estacionados ou subtraídos de imóveis e estabelecimentos comerciais.

Já o roubo implica na utilização de violência, ameaça ou intimidação para tomar posse do bem, como ocorre em assaltos.

Motocicletas são principal alvo

Veículos menores, como motocicletas e ciclomotores estão dentre os principais alvos da criminalidade em Alagoas. Confira alguns dos fatores que justificam isso:

Facilidade de Mobilidade: As motos são ágeis e oferecem mobilidade rápida, o que facilita a fuga após a prática do crime. Sua capacidade de manobrar em espaços estreitos e escapar do trânsito as torna atraentes para os criminosos;

Desvio de Trânsito: Em áreas urbanas congestionadas, as motocicletas podem se deslocar com mais agilidade, permitindo que os criminosos evitem bloqueios de tráfego e escapem mais facilmente;

Falta de Segurança Específica: Em comparação com carros, as motos têm menos recursos de segurança. Elas são mais fáceis de serem adulteradas, têm menor proteção contra roubo e, muitas vezes, carecem de dispositivos de segurança avançados;

Uso para Crimes Específicos: Além do roubo comum, motos são frequentemente utilizadas em assaltos rápidos, furtos, delivery de drogas e transporte rápido de criminosos;

Valor de Revenda e Peças: As motos, devido ao seu valor e demanda, são mais fáceis de serem desmontadas e suas peças vendidas no comércio ilegal, o que atrai criminosos em busca de lucro rápido;

Menor Fiscalização: Em comparação com carros, a fiscalização de motocicletas pode ser mais desafiadora. As características próprias das motos, como sua agilidade, podem dificultar o monitoramento eficaz por parte das autoridades.