Justiça

II Encontro Regional dos Conselheiros Municipais de Segurança debate a captação de recursos federais

Evento foi realizado no município de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas

Por 7Segundos com Assessoria 24/11/2023 17h05
II Encontro Regional dos Conselheiros Municipais de Segurança debate a captação de recursos federais
Encontro teve importantes debates sobre o tema - Foto: Assessoria

“A atuação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Segurança e os caminhos na busca de recursos para melhor equipar a estrutura de segurança dos municípios”: foi com esse temática que ocorreu, nesta sexta-feira (24), no município de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas, o II Encontro Regional dos Conselheiros Municipais de Segurança. 

O evento foi uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) do Ministério Público do Estado de Alagoas e teve o objetivo de capacitar os integrantes das entidades para que eles aprendam o caminho da captação de verba pública para o desenvolvimento de ações de enfrentamento à criminalidade nas cidades nas quais desenvolvem suas atividades. Antes a abertura do Encontro, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, foi agraciado com o título de cidadão honorário delmirense.

A abertura do II Encontro Regional foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque. “A criação desses conselhos de segurança foi uma iniciativa do Ministério Público, que viu nos municípios a condição de também torná-lo ator no combate ao crime. Fizemos a articulação para a formalização do colegiado que, em sua composição, traz representantes das gestões, dos parlamentos, dos órgãos de Segurança Pública e da sociedade. Ou seja, é o poder público e o povo de mãos dadas buscando a transformação de uma realidade”, afirmou o chefe do MMPAL.

O diretor do Caop, José Antônio Malta Marques, relembrou todo o histórico para a criação dos conselhos e afirmou que a estruturação dos órgãos representa um avanço na implantação de políticas públicas nessa área. Ele também falou sobre a importância dessa capacitação: “Qualifiquem-se e vão em busca desses recursos junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. As verbas existem para financiar iniciativas capazes de promover o enfrentamento à criminalidade e que resultem na paz social que tanto desejamos. Só precisamos saber o caminho de consegui-las”, afirmou ele.

“Façam projetos para buscar investimentos em mais tecnologia, inteligência, equipamentos, capacitação. Dá para conseguir financiamento para tudo isso”, completou ele.

Também marcaram presença os promotores de Justiça Paulo Henrique Prado, Frederico Alves e Denis Guimarães, todos com atuação em promotorias de Justiça de Delmiro Gouveia.

Evento reuniu representantes de vários setores da segurança pública. Foto: assessoria

Temáticas

O Encontro debateu dois eixos temáticos. Ele teve início com a palestra “A atuação do Conselho Estadual de Segurança”, que foi ministrada pelo juiz Maurício Brêda, presidente do Conseg/Alagoas.

Na sequência, assumiu a palavra a major Regina. A Polícia Militar, que falou sobre “Orientações sobre a elaboração de projetos para a busca de recursos para estruturar o sistema de segurança”.

Participaram da capacitação integrantes do MPAL, conselheiros do Conselho Estadual de Segurança de Alagoas, membros das forças de segurança e conselheiros municipais de Segurança dos municípios de Água Branca, Canapi, Inhapi, Delmiro Gouveia, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.

Título de cidadão honorário


Antes da abertura do II Encontro, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque foi agraciado com o título de cidadão honorário delmirense. A honraria, de autoria da vereadora Edna Gomes Bernardo, por meio da Resolução nº 01/22, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal do município. 

“Sinto um misto de sentimentos após receber esta homenagem. Este 24 de novembro, certamente, ficará marcado de maneira muito especial em minha vida. Para quem não sabe, foi o povo de Delmiro Gouveia quem me recebeu quando entrei no Ministério Público de Alagoas lá atrás. Aqui foi a minha primeira promotoria de Justiça, onde comecei a exercer as atribuições como integrante da carreira dessa instituição da qual tenho tanto orgulho de fazer parte. Foi nesta terra que aprendi o verdadeiro sentido de trabalhar pela promoção da Justiça, principal função do nosso MPAL. A promotoria de Delmiro foi uma escola para mim e, foi a partir dela, que pude desempenhar melhor as minhas atividades por todas as demais unidades pelas quais passei”, discursou o PGJ.

“Meu agradecimento especial à vereadora Edna Gomes, autora da proposta que me concedeu tamanha honraria, e aos demais parlamentares por terem aprovado-a à unanimidade. Sem dúvida alguma, essa foi uma das homenagens mais especiais que recebi”, finalizou.