Arapiraca

Moradores do Mangabeiras serão os primeiros beneficiados pelo PAC em Arapiraca

Casas serão destinadas às pessoas cadastradas no município em situação de vulnerabilidade social

Por 7Segundos com Assessoria 27/11/2023 16h04 - Atualizado em 27/11/2023 16h04
Moradores do Mangabeiras serão os primeiros beneficiados pelo PAC em Arapiraca
Reunião definiu diretrizes para a entrega das moradias - Foto: Assessoria

Após o anúncio da conquista das 99 moradias, através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Prefeitura de Arapiraca, de forma multisetorial, tem se articulado para a execução dos próximos passos a serem dados em prol dos beneficiários dessas casas.

Sob orientação do prefeito Luciano Barbosa, que esteve em Brasília e de onde anunciou as novas moradias, uma reunião foi realizada na última sexta-feira (24), no Centro Administrativo Antônio Rocha, onde foram debatidas as próximas tratativas relacionadas as futuras moradias.

Essas casas, conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galdino, serão destinadas às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e previamente cadastradas durante entrevistas e diagnósticos situacionais realizadas pelas equipes técnicas das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e do programa Viver Melhor.

“Os cadastros são realizados e atualizados semestralmente e apontam quais as primeiras famílias a serem contempladas. Com o anúncio do PAC vamos erguer as casas para essa população tão carente e que já está em nossos registros, aguardando tão ansiosamente”, falou Fabrícia. 

“Os moradores de casas de lona são os primeiros da lista e serão esses os primeiros moradores”, relatou ela.

A população local, composta por 250 famílias, sendo 79 delas vivendo em barracos de lona, têm as suas rendas vindas por meio da coleta de material para reciclagem, em média 83% delas.

“A união de forças e a integração da prefeitura nos leva ao anuncio de uma obra de grande impacto social, aguardada há anos e que irá chegar no centenário da cidade. Isso é transformador”, falou Ana Valéria Peixoto, coordenadora do Viver Melhor.

O encontro contou com a presença de moradores da Mangabeiras e dos equipamentos públicos que já existem na região, atendendo as demandas da comunidade, a exemplo da Unidade de Saúde, Escola e Centro de Referência em Assistência Social. Técnicos do Programa de Habitação, arquitetos e assistentes sociais também participaram apresentaram detalhes do projeto e as dinâmicas para a execução do projeto.

Participaram ainda da reunião os representantes das secretarias municipais de Infraestrutura, Roany Isidoro; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira: de Planejamento Thomas Barbosa e Maria Aparecida. O calendário das ações seguintes será anunciado previamente pela prefeitura.