Ministério Público investigará suposto esquema de funcionalismo fantasma na Prefeitura de Canapi
Segundo denúncia do Sindicato dos Servidores Públicos de Canapi, a prefeitura tem mais de mil funcionários fantasmas
A Promotoria de Justiça de Mata Grande, por intermédio do promotor Frederico Alves Monteiro Pereira, deu início a um procedimento investigatório para apurar sérias denúncias apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Canapi. As acusações apontam para a existência de um suposto esquema de funcionários fantasmas dentro da estrutura da prefeitura do município.
De acordo com as informações fornecidas pelo sindicato, além da presença de funcionários que estariam recebendo remuneração sem efetivamente exercerem suas funções, há alegações preocupantes, como a contratação de servidores analfabetos funcionais para ocupar cargos técnicos na administração municipal.
As denúncias ecoaram não apenas localmente, mas ganharam repercussão em todo o estado, tendo sido amplamente divulgadas por veículos de comunicação e nas redes sociais.
Diante da gravidade dos apontamentos e da necessidade de investigar possíveis atos de improbidade administrativa e desvio de recursos públicos, o promotor Frederico Alves Monteiro Pereira determinou a abertura do procedimento investigativo.
Como parte deste procedimento, a Promotoria de Justiça solicitou formalmente à Prefeitura de Canapi a prestação de informações detalhadas. Entre essas informações, destaca-se a exigência de dados relativos ao período e modo de contratação, registros de ponto e evidências concretas das atividades realizadas pelos servidores suspeitos de serem "fantasmas".
Adicionalmente, foi determinado que o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat) do Ministério Público realize uma análise minuciosa do Portal da Transparência do município. O foco desta análise recai sobre as categorias de contratos, despesas e informações referentes aos servidores, com o intuito de verificar a veracidade e a conformidade das informações disponibilizadas pelo órgão público.
Últimas notícias
Mulher é presa acusada de sequestro e cárcere privado contra irmã em Rio Largo
Estudante de 13 anos morre após passar mal dentro de escola em Maceió
Jovem é arrastado por grupo encapuzado e é executado em grota de Maceió
Câmara de Maceió aprova LDO de 2027 com previsão de orçamento de R$ 5,7 bi
Justiça cassa chapa do PSB e mandato de vereador em Porto Real do Colégio
Jovem é morto a tiros enquanto assistia a partida de futebol em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
