Polícia

Governo Federal firma acordo para reajustar salários da PF e da PRF

Reajuste será pago em três parcelas em 2024, 2025 e 2026

Por 7Segundos com Carta Capital 30/12/2023 16h04
Governo Federal firma acordo para reajustar salários da PF e da PRF
Polícia Federal - Foto: reprodução

O governo federal firmou, neste sábado 30, um acordo para reajustar os salários dos agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O reajuste foi assinado na última quinta-feira 28 pelo Ministério da Gestão e Inovação.

O acordo sai do papel após longos meses de negociação e envolve um parcelamento do reajuste. A primeira parcela será paga aos policiais em agosto de 2024, a segunda será quitada em maio de 2025 e a última um ano depois, em maio de 2026.

Ao todo, cinco carreiras distintas da PF serão contempladas com reajustes. São elas: delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas. Na PRF o aumento atinge todos os policiais rodoviários.

Os aumentos não são idênticos para cada carreira. Profissionais no topo receberão mais e iniciantes na corporação um pouco menos. Conforme apurou o site G1 e o jornal O Globo com representantes da categoria, na PF os reajustes variam de 7,77% a 22,6%. Já na PRF as faixas vão de 13,56% a 27,48%. Os índices não foram confirmados pelo Ministério da Gestão e Inovação.

Os índices acordados elevam o salário de delegado da PF e peritos no topo da carreira para 41.350 reais, pouco abaixo do teto constitucional. Na PRF o maior salário será de 23 mil.

Ficaram de fora desta negociação os policiais penais, que seguem em negociação específica com a pasta. Para o restante do funcionalismo, o acordo negociado prevê uma correção de 9% nos salários dos servidores, divididos em duas parcelas entre 2025 e 2026. Há, ainda, a oferta de ampliação dos benefícios de vale-alimentação e outros auxílios.