Saúde

Secretaria Municipal de Saúde confirma morte por meningite em Arapiraca

Paciente era uma criança de 1 ano e 3 meses de idade que estava internado na UPA Noel Macedo

Por 7Segundos com Assessoria 02/01/2024 17h05 - Atualizado em 02/01/2024 19h07
Secretaria Municipal de Saúde confirma morte por meningite em Arapiraca
Alerta epidemiológico foi divulgado na tarde desta terça (02) - Foto: Reprodução/Internet

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, através do Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), divulgou no final da tarde desta terça-feira (02) um Boletim Epidemiológico informando a ocorrência de um óbito de uma criança de um ano e três meses de idade, do sexo masculino, residente no Sítio Fernandes, zona rural de Arapiraca, vítima de meningite pneumocócica. 

De acordo com o boletim epidemiológico, o paciente estava internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Noel Macedo, bairro Itapoã, em Arapiraca e foi a óbito nesta segunda-feira (01).

Ainda segundo as informações fornecidas pelo Cievs, a criança foi levada para a UPA Noel Macedo no domingo (31), acompanhada de sua mãe que informou que o bebê estava sentindo febre, vômitos, falta de apetite e “chiado” no peito há um dia, sendo atendido e liberado com prescrição externa.

Por volta de 00:40h do dia 1 de janeiro de 2024, a criança retornou à unidade de saúde por meio de uma ambulância, acompanhada de seus pais com relato de crise convulsiva, que estava sentindo há 20 minutos, em grave estado geral, com rigidez difusa, desacordada e abaulamento de fontanela anterior (aumento do perímetro craniano).

Realizado o contato via telemedicina e após serem administradas medicações conforme fluxo e protocolo estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas para suspeita de meningite em crianças, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para suporte, porém a criança evoluiu para óbito por volta das 03:15h. 

O corpo do bebê foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito de Alagoas em 01/01/2024, sendo coletado SWAB para COVID-19 com resultado NÃO DETECTÁVEL,

Foi realizado a coleta de líquor (fluido presente no cérebro e na medula espinhal de todos os vertebrados) com resultado emitido no dia 02/01/2024 pelo Lacen Alagoas detectável para Streptococcus Pneumoniae, bactéria que provoca a meningite. 

A criança, segundo o boletim, apresentava situação vacinal atualizada para a idade. 

Medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca: 

-Articulação com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Upa Noel Macedo, Área Técnica Estadual de Meningites, LACEN-Alagoas e CIEVS Alagoas para coleta de informações sobre o caso. 

-Elaboração de Alerta Epidemiológico

-Solicitação de genotipagem à Área Técnica Estadual das Meningites

-Articulação e comunicação com Unidade Básica de Saúde

MENINGITE PNEUMOCÓCICA 

Infecção causada pela bactéria Streptococcuspneumoniae (pneumococo) é uma das principais causas de morbimortalidade em todo o mundo, e se constitui em uma das prioridades em saúde pública mundial.

A meningite pneumocócica consiste em uma das formas da doença pneumocócica invasiva (DPI), sendo uma infecção grave causada pelo pneumococo. Este microrganismo possui mais de 90 sorotipos e a nasofaringe do ser humano é o seu principal reservatório. A transmissão geralmente ocorre de pessoa a pessoa por meio de gotículas e secreções respiratórias. O período de incubação varia de dois a quatro dias.

Todos os indivíduos são susceptíveis à meningite pneumocócica(MP), porém as crianças menores de cinco anos, idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras apresentam maior risco de adoecimento.

Assim como outras meningites bacterianas, as principais manifestações clínicas da MP são febre, rigidez de nuca e alterações do estado de consciência, cefaléia, náusea, vômito, prostração, irritação meníngea (Sinalde KernigedeBrudzinski), alterações do líquido cefalorraquidiano, podendo haver delírio e coma.

O diagnóstico laboratorial específico é feito por meio das técnicas de cultura, Reação em Cadeia Polimerase (PCR) e aglutinação pelo látex. A cultura é considerada padrão ouro para o diagnóstico da doença.

O tratamento com antibióticos deve ser iniciado imediatamente após a suspeita da doença e escolhido de  maneira individualizada, observando as peculiaridades do paciente, para minimizar a letalidade e propiciar um prognóstico favorável. Recomenda-se que a coleta das amostras seja realizada antes de iniciar a antibioticoterapia.

As vacinas são as principais formas de prevenção contra o pneumococo. No Brasil, encontram-se disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), as vacinas pneumocócica 10-Valente(conjugadas) (PCV-10), narotina de vacinação das crianças, em esquema de duas doses e um reforço, sendo administradas aos dois e quatro meses de idade, comum reforço aos 12 meses de idade; a pneumocócica 13-Valente (PCV-13), para grupos especiais nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), além da vacina pneumocócica 23-Valente(polissacarídica)–(PPV-23), para os povos indígenas a partir de 5 anos de idade sem comprovação vacinal com as vacinas conjugada se para pessoas com 60 anos e mais, não vacinados que vivem acamados e ou em instituições fechadas, como casas geriátricas, hospitais, unidades de acolhimento/asilos e casas de repouso.

NOTIFICAÇÃO IMEDIATA 

De acordo com a Portaria GM/MSNº217, de março de 2023, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços públicos e privados, a Doença Meningocócia é uma doença de notificação imediata para o nível municipal, estadual (em até 24 horas) e a notificação é obrigatória a partir da suspeição da doença e notificada no SINAN através da FICHA DE INVESTIGAÇÃO DE MENINGITE. Todo caso suspeito de meningite ocorrido em Arapiraca deve ser comunicado ao CIEVS ARAPIRACA, por um dos meios abaixo: (82)99948-9853-todososdiasde8hàs17h; E-mail: [email protected].

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

-Medidas de higiene

-Atualização da situação vacinal - Vacinas contra diversos tipos de meningite estão disponíveis na rede de atenção primária à saúde em todo o município, sendo estas:

Meningocócica Conjugada C: Doença Meningocócica causada pelo meningococo do sorogrupo C, para criançasde 3 e 5meses, com reforço ao 1 ano de idade;

Meningocócica Conjugada A, C, W e Y: Doença Meningocócica causada pelos meningococos dos soro grupos A, C, W e Y, para adolescentes de 11 a 14 anos; 

Pentavalente: Doença Meningocócica causada pela bactéria Haemophilus influenza e tipo b, para crianças de 2, 4 e 6 meses de idade; 

Pneumocócica conjugada 10-valente: Meningite causada por 10 sorotipos de Streptococcuspneumoniae, para crianças de 2 e 4 meses, com reforço ao 1 ano de idade; 

BCG: Meningite tuberculosa, ao nascer em dose única 

-Identificação e notificação precoce de casos; - Tratamento oportuno e adequado.