Tempo

Inmet mantém alerta de chuvas intensas para municípios do Sertão de AL

Agora são 26 os municípios alagoanos que podem ser atingidos pela mudança no tempo

Por 7Segundos com Inmet 24/01/2024 17h05
Inmet mantém alerta de chuvas intensas para municípios do Sertão de AL
Um dos mapas climatológicos do Inmet - Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (24), um novo informativo meteorológico renovando e ampliando o aviso de chuvas intensas para alguns estados do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país. Destes, 26 municípios ficam localizados do Sertão e Baixo São Francisco de Alagoas.

De acordo com o Inmet, o informe emitido na manhã de ontem e renovado na manhã de hoje, representado pela cor amarela, que indica perigo potencial, as chuvas nos locais indicados podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Os municípios alagoanos que poderão ser afetados pela precipitação pluviométrica são: 

Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Apesar do aviso, o Inmet informou também que as condições de mudança climatológica representam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A validade do alerta é até às 10h desta quinta-feira (25), podendo ser prorrogado, a depender da situação meteorológica.

As instruções, para estes casos são as seguintes:

-Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

-Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

-Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).