Geral

Hospital de Emergência do Agreste participará de estudo inédito do Ministério da Saúde

Unidade foi escolhida por ter atendido muitos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave durante e após à pandemia da Covid-19

Por 7segundos 07/03/2024 17h05 - Atualizado em 07/03/2024 19h07
Hospital de Emergência do Agreste participará de estudo inédito do Ministério da Saúde
Projeto foi apresentado à direção do HEA e coordenadores de setores para implantação nos próximos dia - Foto: Ascom

O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, recebeu visita técnica para a implantação do Rehab VM Brasil, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Inédito em Alagoas, o projeto tem a finalidade de realizar estudos com pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que precisaram da ventilação mecânica em decorrência de insuficiência respiratória aguda hipoxêmica, que representa baixo nível de oxigênio no sangue.

Concebido e financiado pelo governo federal, o projeto é executado pelo Hospital Albert Einstein, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O Hospital de Emergência do Agreste, referência em salvar vidas durante a pandemia da Covid-19, foi o único escolhido em Alagoas para participar do estudo, por ser o segundo do país que mais notificou casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

"O alto número de pacientes internados com a síndrome chamou a atenção do Ministério da Saúde e, por isso, fomos convidados para este projeto inédito, que vai avaliar os cuidados com os pacientes submetidos à ventilação mecânica e as sequelas ou melhorias que eles tiveram com essa intervenção na UTI, bem como, até 90 dias após a alta médica. Vários estudos já foram feitos sobre a ventilação mecânica intra-hospitalar, mas no pós-hospitalar é o primeiro”, explicou a médica Guacyra Almeida, integrante do corpo técnico do Hospital de Emergência do Agreste, que assumiu a função de coordenadora do projeto na unidade.

A visita foi realizada pela fisioterapeuta Jennifer Barreto e a biomédica Geraldine Trott, ambas integrantes do grupo profissional do Hospital Moinhos de Vento e consultoras do projeto Rehab VM Brasil.

Elas apresentaram informações sobre o funcionamento do projeto para lideranças do hospital e equipe assistencial, mostraram como será a atuação dos centros coordenadores, quais as responsabilidades e definições de referências, os chamados pontos focais, bem como, trouxeram informações sobre o acompanhamento telefônico pós-alta e boas práticas clínicas em pesquisa.

“A gente vai implementar pacotes de cuidados na UTI para tentar liberar o quanto antes esse paciente da ventilação mecânica, evitando sequelas a longo prazo. O olhar permanece durante o período na enfermaria e após a alta hospitalar. Inicialmente, o estudo visava apenas pacientes com Covid-19, mas, diante de várias notificações de SRAG, ampliamos a visão e o HEA se encaixou nas diretrizes”, salientou Jennifer Barreto.

Alta médica

O acompanhamento após a alta hospitalar vai acontecer por ligações telefônicas para os pacientes e familiares. “Para verificar aspectos relacionados à qualidade de vida do paciente são aplicados questionários que avaliam, além da qualidade física em si, a dependência física funcional, status cognitivo, entre outras questões. Depois de todas as entrevistas, análise de dados, gerenciamento e análise estatística, será feita a redação e publicação dos resultados do estudo em periódicos científicos e relatórios para o Ministério da Saúde”, explicou a biomédica Geraldine Trott.

“Este estudo que será realizado no Hospital de Emergência do Agreste amplia nossa capacidade e as condições para salvarmos mais vidas, uma vez que teremos a oportunidade de analisar cada situação, cada paciente. É qualificação no campo assistencial”, avaliou a diretora-geral, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque.