Educação

Trabalho de Arthur Lira garante novos campi do Ifal em Mata Grande, Girau do Ponciano e Maceió

A educação é o meio mais importante para a promoção do desenvolvimento social, econômico e humano de uma sociedade e Alagoas precisa de mais e mais investimentos nesta área

Por 7segundos 12/03/2024 16h04
Trabalho de Arthur Lira garante novos campi do Ifal em Mata Grande, Girau do Ponciano e Maceió
Arthur Lira preside o PP em Alagoas - Foto: Reprodução

O estado de Alagoas vai ganhar três novos campi do Instituto Federal de Alagoas. As cidades a serem contempladas serão Mata Grande, Girau do Ponciano e Maceió. A chegada das novas escolas do Ifal em território alagoano, beneficiando milhares de estudantes, é fruto do trabalho do deputado federal Arthur Lira em Brasília. Presidente da Câmara dos Deputados, Lira atuou diretamente na defesa dos novos campi da instituição junto ao ministro da Educação Camilo Santana e ao presidente Lula.

“A educação é o meio mais importante para a promoção do desenvolvimento social, econômico e humano de uma sociedade e Alagoas precisa de mais e mais investimentos nesta área. Fico feliz em ter trabalhado em defesa dos três novos campi do Ifal em nosso estado, apoiando desde o início a oferta de mais cursos do Instituto para novos jovens. Girau do Ponciano, Mata Grande e Maceió vão ganhar muito com a ampliação e as novas instalações desta instituição primordial para a educação de nossa gente”, destacou Lira.

O lançamento dos novos campi dos Institutos Federais em todo o país, sendo três em Alagoas, foi realizado nesta terça-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao todo, o plano de expansão da rede federal de ensino técnico, com a criação de 100 novos campi de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), vai gerar 140 mil novas vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos do Ifal são todos gratuitos.

O objetivo do governo é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. “É com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza de que esse país vai chegar a ser um país de primeiro mundo, um país desenvolvido, um país de uma sociedade composta pela grande maioria de gente de classe média. Porque nós não fizemos opção para ser pobre. Aliás, ninguém gosta de ser pobre, ninguém gosta de se vestir mal, ninguém gosta de comer mal, ninguém gosta de morar mal, ou seja, todos nós nascemos para ter acesso a tudo aquilo que a gente produz”, disse Lula, durante a cerimônia no Palácio do Planalto.