Acidentes

União Brasil abre processo que pode levar à expulsão do presidente Luciano Bivar

Atual presidente da sigla terá o prazo de 72 horas para apresentar a defesa, a partir da notificação

Por 7Segundos com CNN Brasil 13/03/2024 20h08
União Brasil abre processo que pode levar à expulsão do presidente Luciano Bivar
O presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE) - Foto: Reprodução

A Executiva Nacional do União Brasil decidiu abrir um processo interno que pode levar à expulsão do atual presidente da sigla, deputado federal Luciano Bivar (PE).

Integrantes do partido apresentaram uma representação com pedido cautelar de afastamento da função e expulsão com cancelamento de filiação de Bivar.

Eles alegam que Bivar estava “utilizando a estrutura partidária” para “perseguir” o primeiro vice-presidente Antônio de Rueda e familiares, “praticando condutas criminosas de toda ordem”.

Antônio de Rueda alega que Bivar ameaçou de morte sua família. O caso se agravou após o incêndio que destruiu duas casas de veraneio de Rueda e da irmã dele em Pernambuco. A Polícia Civil investiga o caso. Rueda disse que contratou perícia particular e as informações preliminares são de que foi o incidente criminoso.

Eventuais afastamento e expulsão de Luciano Bivar não acontecem de imediato. Bivar terá o prazo de 72 horas para apresentar a defesa, a partir da notificação.

A defesa de Bivar será avaliada e, só então, poderá haver uma decisão cautelar, como o afastamento e a filiação cancelada, o que significa a expulsão dele. Isso será feito em nova reunião da Executiva do partido. O parecer será feito por um relator a ser definido.

Bivar sendo afastado cautelarmente, Antônio de Rueda deve assumir o exercício da presidência do União Brasil, por ser o primeiro vice-presidente da sigla.

Após a decisão preliminar, Bivar terá um prazo para apresentar novamente sua defesa. Em seguida, a Executiva vai ratificar ou não a decisão preliminar.

À CNN, Luciano Bivar disse que se sente traído por Antônio de Rueda. Ele afirmou que vai recorrer dentro do partido e também na Justiça.

A reunião da Executiva do União Brasil que decidiu abrir todo esse processo aconteceu na tarde desta quarta-feira (13) em Brasília.

À imprensa depois da reunião, Rueda disse que a situação se dá por um “inconformismo” de Bivar e disse que ele está “desequilibrado”.

Em convenção nacional do União Brasil no fim de fevereiro, Rueda se elegeu como o novo presidente da sigla. Bivar tem contestado o resultado.

O secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, afirmou que o estatuto do partido será “rigorosamente” cumprido, e que confiam na democracia e na justiça. “Tudo será feito respeitando o devido processo legal".

Ele admitiu que o caso gera desgaste para o partido, mas defendeu que a sigla está mais unida do que nunca, enquanto Bivar está “isolado”.