Saúde

Ricardo Barreto, do Grupo Coagro, assume administração do Chama Arapiraca

Gestor afirma que pretende resolver pendências salariais com funcionários até segunda (18)

Por 7Segundos 14/03/2024 16h04
Ricardo Barreto, do Grupo Coagro, assume administração do Chama Arapiraca
Empresário Ricardo Barreto - Foto: Assessoria

O empresário Ricardo Barreto, fundador do Grupo Coagro, é o novo administrador do Complexo Hospitalar Manoel André (Chama). A mudança de gestão ocorre em meio à suspensão de atendimentos via SUS de setores do hospital e anúncio de demissões em massa.

O novo administrador informou que está sendo feito um planejamento financeiro para regularizar os pagamentos dos funcionários até a próxima segunda-feira (18).

De acordo com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal), os profissionais de saúde estão com dois meses de salários atrasados. Na semana passada, vários trabalhadores receberam aviso prévio e devem ser desligados em definitivo no início de abril. Por conta disso, a entidade solicitou ao Ministério Público do Trabalho mediação nos acordos trabalhistas, para garantir os direitos dos demitidos.


O atraso no pagamento aos funcionários é apenas um dos problemas que o novo gestor deve lidar. Nesta quinta-feira (14), o juiz Carlos Bruno deu prazo de 24 horas para que o Chama retome o funcionamento do setor de cardiologia, sob pena de multa diária que pode alcançar R$ 500 mil.

A direção anterior do complexo hospitalar decidiu suspender o funcionamento da cardiologia e de outros setores do hospital - cujo maior volume de pacientes são regulados pelo SUS - alegando falta de viabilidade financeira.

O Chama recebe mensalmente repasses do Ministério da Saúde, das mais de 40 secretarias municipais de saúde conveniadas e da Secretaria Estadual de Saúde. O Estado, no entanto, deve pagamentos referentes a um período de aproximadamente seis meses do programa Mais Saúde, no ano de 2022.

De acordo com a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado, a Secretaria de Saúde de Arapiraca teria provado, por meio de planilhas, a viabilidade da manutenção da cardiologia.

Segundo informações, Ricardo Barreto já estaria mantendo reuniões com os governos estadual, municipal e as equipes médicas para fortalecer as parcerias e os investimentos na atenção em saúde à população de Arapiraca e das cidades vizinhas.