Acidentes

Arthur Lira recebe governadores e discute a renegociação das dívidas dos estados

Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o (Cosud) tem objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados

Por 7segundos 26/03/2024 17h05
Arthur Lira recebe governadores e discute a renegociação das dívidas dos estados
Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) tem objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados - Foto: Ascom

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, reuniu-se nesta terça-feira (26) com os sete governadores membros do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil (Cosud).

A pauta da reunião foi composta pelas reivindicações dos governadores frente à discussão da renegociação da dívida dos estados. Na avaliação de Lira, “o diálogo com os governadores brasileiros é sempre produtivo porque garante ao parlamento ouvir as demandas das unidades da federação e atuar de forma cada vez mais republicana, democrática e assertiva em prol do país”.

Os governadores Ratinho Júnior (PR), presidente do consórcio; Tarcísio de Freitas (SP); Cláudio Castro (RJ); Romeu Zema (MG); Renato Casagrande (ES); Eduardo Leite (RS); e a vice-governadora Marilisa Boehm (SC), manifestaram no encontro seus pontos de vista quando da discussão da proposta que o governo encaminhará ao Congresso Nacional.

Em linhas gerais, o endividamento dos estados ocorre devido a empréstimos diretos feitos pelo governo federal a esses entes, ou nas situações em que os estados contratam crédito no mercado financeiro tendo a União como garantidora.

Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) tem objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e impulsionar ações econômicas e ambientais para o Brasil.