Arthur Lira recebe governadores e discute a renegociação das dívidas dos estados
Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o (Cosud) tem objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, reuniu-se nesta terça-feira (26) com os sete governadores membros do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil (Cosud).
A pauta da reunião foi composta pelas reivindicações dos governadores frente à discussão da renegociação da dívida dos estados. Na avaliação de Lira, “o diálogo com os governadores brasileiros é sempre produtivo porque garante ao parlamento ouvir as demandas das unidades da federação e atuar de forma cada vez mais republicana, democrática e assertiva em prol do país”.
Os governadores Ratinho Júnior (PR), presidente do consórcio; Tarcísio de Freitas (SP); Cláudio Castro (RJ); Romeu Zema (MG); Renato Casagrande (ES); Eduardo Leite (RS); e a vice-governadora Marilisa Boehm (SC), manifestaram no encontro seus pontos de vista quando da discussão da proposta que o governo encaminhará ao Congresso Nacional.
Em linhas gerais, o endividamento dos estados ocorre devido a empréstimos diretos feitos pelo governo federal a esses entes, ou nas situações em que os estados contratam crédito no mercado financeiro tendo a União como garantidora.
Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) tem objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e impulsionar ações econômicas e ambientais para o Brasil.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
