Soldado salva criança de engasgo ao aplicar manobra de Heimlich em Arapiraca
Militar ressalta a importância de aprender manobra que pode salvar vidas
A ação rápida de um policial militar do 3º Batalhão salvou a vida de uma criança de aproximadamente um ano e seis meses em Arapiraca, graças a aplicação da manobra de Heimlich, que fez a menina expelir o corpo estranho e voltar a respirar.
"Aprendi a manobra de Heimlich por ter uma filha de três anos. Inclusive fiz minha esposa e a babá aprenderem também", declarou.
O policial militar estava em casa quando a vizinha começou a bater na porta, acompanhada por outra mulher e pela filha, que estava sem respirar e com a pele arroxeada, por volta das 23h de sexta-feira (05). A mãe, conhecida como Letícia, não soube informar o que a criança havia ingerido, o que havia provocado o engasgo. Então o PM passou a aplicar a manobra e precisou repeti-la por minutos até que a criança começou a chorar.
"Ela voltou a respirar, mas com dificuldade ainda, então optei por levá-la às pressas para o Hospital Regional, que é o mais próximo. Chegando lá, ela foi atendida, porém solicitaram a transferência para o Hospital de Emergência do Agreste de ambulância. Decidi levá-la novamente no meu carro, por receio de um possível atraso no socorro. No HEA ela foi atendida e no momento passa bem", declarou.
O policial militar afirmou que, apesar de não ser um caso de segurança pública, ele cumpriu seu papel. "A missão do policial militar é essa: servir e proteger. Fiquei bem feliz em poder ajudar a salvá-la", finalizou.
Manobra de Heimlich
A manobra, que é conhecida também como tração abdominal é um procedimento de primeiros socorros para tratar casos de asfixia das vias respiratórias superiores por corpo estranho, geralmente alimentos ou brinquedos.
Para crianças maiores de um ano, a manobra consiste em compressões abaixo das costas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado para a boca e expelido.
Últimas notícias
Bebedouro terá desvio no trânsito para reconstrução da linha férrea
Homem morre após cair de apartamento em Maceió; polícia investiga possível homicídio
Idoso morre após 15 dias internado depois de acidente de moto em Craíbas
Ampliação da Av. Durval de Góes Monteiro entra na fase final em um dos trechos de obras
Idosa é agredida pela própria filha no município de Viçosa
Homem é morto a facadas no Centro de Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
