Soldado salva criança de engasgo ao aplicar manobra de Heimlich em Arapiraca
Militar ressalta a importância de aprender manobra que pode salvar vidas
A ação rápida de um policial militar do 3º Batalhão salvou a vida de uma criança de aproximadamente um ano e seis meses em Arapiraca, graças a aplicação da manobra de Heimlich, que fez a menina expelir o corpo estranho e voltar a respirar.
"Aprendi a manobra de Heimlich por ter uma filha de três anos. Inclusive fiz minha esposa e a babá aprenderem também", declarou.
O policial militar estava em casa quando a vizinha começou a bater na porta, acompanhada por outra mulher e pela filha, que estava sem respirar e com a pele arroxeada, por volta das 23h de sexta-feira (05). A mãe, conhecida como Letícia, não soube informar o que a criança havia ingerido, o que havia provocado o engasgo. Então o PM passou a aplicar a manobra e precisou repeti-la por minutos até que a criança começou a chorar.
"Ela voltou a respirar, mas com dificuldade ainda, então optei por levá-la às pressas para o Hospital Regional, que é o mais próximo. Chegando lá, ela foi atendida, porém solicitaram a transferência para o Hospital de Emergência do Agreste de ambulância. Decidi levá-la novamente no meu carro, por receio de um possível atraso no socorro. No HEA ela foi atendida e no momento passa bem", declarou.
O policial militar afirmou que, apesar de não ser um caso de segurança pública, ele cumpriu seu papel. "A missão do policial militar é essa: servir e proteger. Fiquei bem feliz em poder ajudar a salvá-la", finalizou.
Manobra de Heimlich
A manobra, que é conhecida também como tração abdominal é um procedimento de primeiros socorros para tratar casos de asfixia das vias respiratórias superiores por corpo estranho, geralmente alimentos ou brinquedos.
Para crianças maiores de um ano, a manobra consiste em compressões abaixo das costas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado para a boca e expelido.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
