Soldado salva criança de engasgo ao aplicar manobra de Heimlich em Arapiraca
Militar ressalta a importância de aprender manobra que pode salvar vidas

A ação rápida de um policial militar do 3º Batalhão salvou a vida de uma criança de aproximadamente um ano e seis meses em Arapiraca, graças a aplicação da manobra de Heimlich, que fez a menina expelir o corpo estranho e voltar a respirar.
"Aprendi a manobra de Heimlich por ter uma filha de três anos. Inclusive fiz minha esposa e a babá aprenderem também", declarou.
O policial militar estava em casa quando a vizinha começou a bater na porta, acompanhada por outra mulher e pela filha, que estava sem respirar e com a pele arroxeada, por volta das 23h de sexta-feira (05). A mãe, conhecida como Letícia, não soube informar o que a criança havia ingerido, o que havia provocado o engasgo. Então o PM passou a aplicar a manobra e precisou repeti-la por minutos até que a criança começou a chorar.
"Ela voltou a respirar, mas com dificuldade ainda, então optei por levá-la às pressas para o Hospital Regional, que é o mais próximo. Chegando lá, ela foi atendida, porém solicitaram a transferência para o Hospital de Emergência do Agreste de ambulância. Decidi levá-la novamente no meu carro, por receio de um possível atraso no socorro. No HEA ela foi atendida e no momento passa bem", declarou.
O policial militar afirmou que, apesar de não ser um caso de segurança pública, ele cumpriu seu papel. "A missão do policial militar é essa: servir e proteger. Fiquei bem feliz em poder ajudar a salvá-la", finalizou.
Manobra de Heimlich
A manobra, que é conhecida também como tração abdominal é um procedimento de primeiros socorros para tratar casos de asfixia das vias respiratórias superiores por corpo estranho, geralmente alimentos ou brinquedos.
Para crianças maiores de um ano, a manobra consiste em compressões abaixo das costas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado para a boca e expelido.
Últimas notícias

Mulher acusada matar duas pessoas com requintes de crueldade é presa em Maceió
PF prende dois suspeitos de compartilhar abuso sexual infantojuvenil em Maceió e Rio Largo

Operação busca em AL e outros estados suspeito de tentar matar ciclista em PE

Polícia divulga imagem de suspeito de invadir edifícios na parte baixa de Maceió

Adolescente detido em Arapiraca ameaçou psicóloga do vídeo de Felca e armazenava conteúdo nazista

Morre no HGE uma das vítimas de atentado a tiros no Jacintinho; mãe de jovem pede justiça
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
