Penedo sedia Seminário Intermunicipal sobre Chuvas Intensas
Evento climático pode causar enxurradas, inundações e deslizamentos de terra

A quadra chuvosa que caracteriza o inverno na região Nordeste do Brasil marca o início da estação que garante a continuidade da vida, mas que também pode gerar desastres naturais como enxurradas, inundações e deslizamentos de terra.
Para lidar com essas situações de forma preventiva e durante a ocorrência, a Defesa Civil estadual promoveu, com apoio da Prefeitura de Penedo, o Seminário Intermunicipal Chuvas Intensas nesta quarta-feira (17), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) .
“Este evento apresenta o novo modelo de gestão de risco e desastres. Temos agora chuvas intensas previstas para a nossa quadra e o litoral alagoano tem um histórico de desastres. Então todos devem se preparar para esse período”, explica o Tenente Coronel Rômulo Guedes sobre o que acontece entre os meses de maio e agosto.
Secretário Executivo da Defesa Civil Estadual, Rômulo destaca ainda os avanços no monitoramento do clima pelo Governo de Alagoas.
“Temos a previsão climatológica sendo transmitida diariamente pela sala de alerta e a Defesa Civil está pronta para atender qualquer município”, afirmou, acrescentando que o Vale do Mundaú e a Região Norte também serão contemplados com o seminário que tem a participação da Defesa Civil Nacional.

Especialistas discutem avanços do monitoramento do clima. Foto: Deywisson Duarte/Ascom PMP
De Brasília, a Coordenadora de Monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Rosane Duque Estrada Vieira, veio para orientar e qualificar as coordenadorias municipais, abrindo as palestras com dados atualizados e fazendo um alerta.
“As mudanças climáticas já estão acontecendo, não se trata de fake news e nem de teorias da conspiração”, ressaltou Rosane Vieira ao comentar os efeitos drásticos do aquecimento global em todas as partes do planeta.
Geraldo Sabino dos Santos, Coordenador de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Penedo, destaca a importância da ação conjunta entre as três esferas de governo e a oportunidade gerada para a troca de experiências que resultam em melhorias para a defesa da população.
Além da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – órgão permanente na estrutura administrativa do município por iniciativa do Prefeito Ronaldo Lopes -, a Prefeitura de Penedo foi representada por servidores das secretarias de Assistência Social (SEMASDH), Infraestrutura (SEINFRA), Serviços Públicos (SEMSP), Meio Ambiente (SEMARH), SMTT e setor de Licitações e Compras.
O Tiro de Guerra de Penedo e o 6º Grupamento de Bombeiros Militar também atenderam a convocação da Defesa Civil Estadual e enviaram oficiais para participar da atividade.
Últimas notícias

Morre aos 44 anos MC Pink, filha caçula de Garrincha

Câmara de Maceió divulga estudantes selecionados para participar do programa Plenarinho

Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

Saúde e mobilidade urbana: Luciano Barbosa entrega duas grandes obras nesta segunda-feira (6)

Em audiência pública, Carol Dias defende planejamento antecipado para acolhimento de idosos

Vice-governador e presidente da Conab lançam 1ª etapa do Programa de Aquisição de Alimentos 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
