Penedo sedia Seminário Intermunicipal sobre Chuvas Intensas
Evento climático pode causar enxurradas, inundações e deslizamentos de terra

A quadra chuvosa que caracteriza o inverno na região Nordeste do Brasil marca o início da estação que garante a continuidade da vida, mas que também pode gerar desastres naturais como enxurradas, inundações e deslizamentos de terra.
Para lidar com essas situações de forma preventiva e durante a ocorrência, a Defesa Civil estadual promoveu, com apoio da Prefeitura de Penedo, o Seminário Intermunicipal Chuvas Intensas nesta quarta-feira (17), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) .
“Este evento apresenta o novo modelo de gestão de risco e desastres. Temos agora chuvas intensas previstas para a nossa quadra e o litoral alagoano tem um histórico de desastres. Então todos devem se preparar para esse período”, explica o Tenente Coronel Rômulo Guedes sobre o que acontece entre os meses de maio e agosto.
Secretário Executivo da Defesa Civil Estadual, Rômulo destaca ainda os avanços no monitoramento do clima pelo Governo de Alagoas.
“Temos a previsão climatológica sendo transmitida diariamente pela sala de alerta e a Defesa Civil está pronta para atender qualquer município”, afirmou, acrescentando que o Vale do Mundaú e a Região Norte também serão contemplados com o seminário que tem a participação da Defesa Civil Nacional.

Especialistas discutem avanços do monitoramento do clima. Foto: Deywisson Duarte/Ascom PMP
De Brasília, a Coordenadora de Monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Rosane Duque Estrada Vieira, veio para orientar e qualificar as coordenadorias municipais, abrindo as palestras com dados atualizados e fazendo um alerta.
“As mudanças climáticas já estão acontecendo, não se trata de fake news e nem de teorias da conspiração”, ressaltou Rosane Vieira ao comentar os efeitos drásticos do aquecimento global em todas as partes do planeta.
Geraldo Sabino dos Santos, Coordenador de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Penedo, destaca a importância da ação conjunta entre as três esferas de governo e a oportunidade gerada para a troca de experiências que resultam em melhorias para a defesa da população.
Além da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – órgão permanente na estrutura administrativa do município por iniciativa do Prefeito Ronaldo Lopes -, a Prefeitura de Penedo foi representada por servidores das secretarias de Assistência Social (SEMASDH), Infraestrutura (SEINFRA), Serviços Públicos (SEMSP), Meio Ambiente (SEMARH), SMTT e setor de Licitações e Compras.
O Tiro de Guerra de Penedo e o 6º Grupamento de Bombeiros Militar também atenderam a convocação da Defesa Civil Estadual e enviaram oficiais para participar da atividade.
Últimas notícias

Vídeo mostra momento em que o advogado João Neto agride mulher dentro de apartamento em Maceió

Advogado João Neto é preso acusado de violência doméstica em Maceió

Evento gratuito sobre saúde mental no trabalho é realizado em Arapiraca

Prefeito recebe governador para assinatura da Ordem de Serviço da Fábrica da Sopa de Rio Largo

Hemoal tem estoque crítico e apela por doação de sangue para Feriadão da Páscoa

Mãe de Ana Beatriz passa mal durante diligência das polícias na residência dela em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
