Projeto Jardineira Cultural apresenta história e atrativos turísticos de Penedo para crianças da zona rural
A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) prioriza unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) situadas na zona rural
Pontos turísticos de Penedo e a história do município estão sendo apresentados de forma diferente para crianças de escolas públicas. Ao invés da exposição no ambiente escolar, meninos e meninas conhecem os espaços e o legado com o Projeto Jardineira Cultural.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) prioriza unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) situadas na zona rural, utilizando o transporte do empresário Fernando Peixoto, um dos novos atrativos da Cidade Criativa da Unesco e Destino Turístico Inteligente (DTI).
A gestora da SEMCLEJ, Teresa Machado, explica como surgiu a ideia do projeto Jardineira Cultural. “Ele foi pensado após algumas ações do Cultura Presente, conversando com estudantes e o pessoal das escolas que falavam que muitas crianças, em especial de povoados, não conheciam Penedo”.
E foi assim que o trabalho realizado dentro das escolas abriu as portas das salas para a atividade extraclasse, reforçando ainda mais “o sentimento de pertencimento, de identidade territorial, de pertencimento cultural”, ressalta Teresa Machado.
Em seu estágio de projeto piloto, o Jardineira Cultura fez sua estreia nesta quarta-feira, 17, com todas as turmas da Escola Municipal Antônio Cândido Toledo, divididas por turno, saindo da comunidade Peixoto até o Centro Histórico penedense.
O roteiro cultural inclui a Igreja do Rosário dos Pretos, Cine Penedo, Praça Frei Camilo de Lellis (em frente ao convento franciscano), Paço Municipal, Theatro Sete de Setembro, Paço Imperial e Igreja da Corrente.
Outro espaço visitado foi o ateliê do artista plástico e carnavalesco Tadeu Gomes Lira, o Tadeu dos Bonecos. Em meio aos bonecos gigantes, a criançada se divertiu e aprendeu sobre a brincadeira que é uma das marcas do carnaval de Penedo.
De volta ao ônibus e acompanhadas a todo momento por professoras e monitoras da SEMED, a criançada conhecia a história também apresentada por Lucineide Cássia, pedagoga e conhecida guia de turismo na cidade berço da cultura alagoana.
Atentas aos detalhes da aula diferenciada, as crianças curtiram a iniciativa da SEMCLEJ e da SEMED. “Nós criamos essa possibilidade de aprendizado lúdico. Não se trata de um passeio turístico tradicional, tudo é feito de forma leve, mais próximo do cotidiano das crianças para que elas conheçam os nossos pontos turísticos, a nossa cultura, esta é a missão da Jardineira Cultural”, afirma Teresa Machado.
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
