Hospital de Emergência do Agreste recebe 38 acadêmicos de medicina para período de internato
Estudantes estão cursando o quinto ano no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas
Acolhimento e aprendizado. O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, abriu, mais uma vez, as portas para receber 38 estudantes do quinto ano do curso de Medicina do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O período de internato na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas terá duração de quatro meses.
“Momento de aula inaugural e de acolhimento para mostrar as normas e rotinas do hospital. A gente procura fazer esse trabalho para conscientizá-los sobre como se dá o trabalho e também como eles deverão atuar como acadêmicos, afinal é mais um período de aprendizado. A gente fica muito feliz porque os nossos profissionais gostam de explicar os casos. O Hospital de Emergência do Agreste é referência também na dedicação ao ensino”, disse Maria Sharlene, coordenadora do setor de educação e ensino em saúde do HEA.
“Estamos alcançando um sonho que existe desde antes de entrar na faculdade. A gente tem contato com outras pessoas que já passaram pelo Hospital de Emergência do Agreste, então chegar aqui é mais uma etapa concluída. É um ambiente que é uma escola diante da realidade, com muitas experiências diferentes daquelas que tivemos dentro da faculdade, tendo contato com tudo e com muitas pessoas e situações”, comemorou a pernambucana de Garanhuns, Anne Gabrielle, acadêmica do 5° ano de Medicina.
“É uma fase muito aguardada por todos. Após quatro anos de base teórica, é o momento de aprender na prática, principalmente com tantos profissionais de excelência, com tanto conhecimento”, afirmou Daniel Ferreira, arapiraquense do Sítio Sapucaia.
Do sonho à realidade, os passos seguirão com a referência de acolhimentos aos pacientes no HEA, sempre com a missão de salvar vidas. “Acolhendo mais esta turma, o Hospital de Emergência do Agreste cumpre um papel importante na formação médica. Os acadêmicos têm contato com a realidade da urgência e emergência e também trazem para a gente um momento de reflexão das nossas ações, seja na atuação ética, na atuação com conhecimento científico.
"O corpo técnico tem prazer em receber os estudantes. Nós estamos nos transformando cada vez mais em um centro de saber, um centro de difusão de conhecimento”, afirmou o médico Vanderly Oliveira, diretor-médico do Hospital de Emergência do Agreste.