Daniel Barbosa quer inclusão de fazendeiros do ES na "lista suja" por trabalho análogo à escravidão
Dezenove trabalhadores de Penedo foram resgatados esta semana em duas fazendas de café
O deputado federal Daniel Barbosa (PP) usou o plenário da Câmara para defender a inclusão dos nomes dos fazendeiros do Espírito Santo que submeteram trabalhadores alagoanos a situação análoga à escravidão na "lista suja", nome dado ao cadastro nacional que identifica e expõe os empregadores que se beneficiaram do "trabalho escravo".
Ao todo, dezenove trabalhadores da cidade de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, foram resgatados em duas fazendas de café localizadas nas cidades de Brejetuba e Governador Lindemberg, graças a uma ação conjunta deflagrada pela Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e autoridades locais de AL e ES.
"Se tem algo que me indigna é que não sabemos quem são esses empregadores. Queremos muito que os nomes desses fazendeiros venham à tona, para que possamos incluí-los na 'lista suja' de empregadores que submetem seus trabalhadores a condições desumanas", disse o parlamentar.
Durante seu pronunciamento, o deputado também ressaltou um dado alarmante: em 2023, mais de 2.500 vítimas foram resgatadas no Brasil por trabalho análogo à escravidão. Ele instou seus colegas parlamentares a debaterem o assunto com mais profundidade e a considerarem a implementação de punições mais severas para os empregadores que exploram seus trabalhadores.
Uma van do município de Penedo já se encontra no Espírito Santo para trazer os trabalhadores de volta para Alagoas, onde receberão apoio e assistência adequados.
O superintendente do Trabalho e Emprego no estado, Cícero Filho, informou que os trabalhadores resgatados receberão seus direitos trabalhistas, enquanto os fazendeiros responsáveis por mantê-los em condições análogas à escravidão foram autuados.
Últimas notícias
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou mais de 1 milhão e 300 mil passageiros em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
