Baixo São Francisco

Daniel Barbosa quer inclusão de fazendeiros do ES na "lista suja" por trabalho análogo à escravidão

Dezenove trabalhadores de Penedo foram resgatados esta semana em duas fazendas de café

Por Patrícia Bastos/7Segundos 16/05/2024 10h10
Daniel Barbosa quer inclusão de fazendeiros do ES na 'lista suja' por trabalho análogo à escravidão
Deputado federal Daniel Barbosa - Foto: Arquivo

O deputado federal Daniel Barbosa (PP) usou o plenário da Câmara para defender a inclusão dos nomes dos fazendeiros do Espírito Santo que submeteram trabalhadores alagoanos a situação análoga à escravidão na "lista suja", nome dado ao cadastro nacional que identifica e expõe os empregadores que se beneficiaram do "trabalho escravo".

Ao todo, dezenove trabalhadores da cidade de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, foram resgatados em duas fazendas de café localizadas nas cidades de Brejetuba e Governador Lindemberg, graças a uma ação conjunta deflagrada pela Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e autoridades locais de AL e ES.

"Se tem algo que me indigna é que não sabemos quem são esses empregadores. Queremos muito que os nomes desses fazendeiros venham à tona, para que possamos incluí-los na 'lista suja' de empregadores que submetem seus trabalhadores a condições desumanas", disse o parlamentar.

Durante seu pronunciamento, o deputado também ressaltou um dado alarmante: em 2023, mais de 2.500 vítimas foram resgatadas no Brasil por trabalho análogo à escravidão. Ele instou seus colegas parlamentares a debaterem o assunto com mais profundidade e a considerarem a implementação de punições mais severas para os empregadores que exploram seus trabalhadores.

Uma van do município de Penedo já se encontra no Espírito Santo para trazer os trabalhadores de volta para Alagoas, onde receberão apoio e assistência adequados.

O superintendente do Trabalho e Emprego no estado, Cícero Filho, informou que os trabalhadores resgatados receberão seus direitos trabalhistas, enquanto os fazendeiros responsáveis por mantê-los em condições análogas à escravidão foram autuados.