Prefeitura e Hospital de Emergência se unem para promover avanços no combate ao HIV
Órgãos se reuniram como o objetivo ampliar a oferta de Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

Com o objetivo de tornar a rede de saúde de Arapiraca mais inclusiva e preparada para prestar toda a assistência necessária, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando para promover melhorias no combate ao HIV. Nesta quinta-feira (23), representantes da secretaria estiveram reunidos com a equipe do Hospital de Emergência do Agreste para discutir meios de promover estas melhorias.
O objetivo da reunião é ampliar o acesso à Profilaxia Pós-Exposição (PEP), instrumento fundamental na prevenção ao vírus, que atualmente está disponível no HEA apenas para vítimas de violência sexual. Com essa ampliação, a medicação também deve passar a ser oferecida para qualquer situação em que exista risco de contágio, como relação sexual desprotegida e acidentes de trabalho com material biológico.
“Saímos dessa reunião muito felizes, vislumbrando uma medida que irá garantir agilidade e ampliar o acesso tanto para trabalhadores que se acidentaram e sofreram exposição a material biológico como também para aqueles que foram expostos em relação sexual consentida, evitando assim que tenham que se deslocar até a capital para conseguir o tratamento”, explica a secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque.
Ela também adiciona que o próximo passo é uma reunião de alinhamento e estruturação de fluxos com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que está agendada já para a próxima semana. “Arapiraca segue na luta buscando a garantia do acesso à PEP para a nossa população”, finaliza.
É válido ressaltar que o município conta com um instrumento especializado para atender a população que vive com HIV: o Centro de Testagem e Aconselhamento e no Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), que é responsável por atender também outros 16 municípios da 7ª Região de Saúde.
O trabalho realizado pelos enfermeiros e enfermeiras do serviço reflete a dedicação da gestão do prefeito Luciano Barbosa com a saúde do arapiraquense. Em novembro de 2023, o CTA/SAE alcançou a marca de 5.011 vacinas especiais administradas nestes pacientes, um marco conseguido graças à dedicação da equipe interdisciplinar, composta por médico, enfermeiros e técnicos, assistentes sociais, nutricionista, psicólogo, farmacêuticos e profissional de odontologia.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
