Maravilha: devido à seca, município alagoano é reconhecido pelo Governo Federal como em situação de emergência
O reconhecimento da situação de emergência foi publicada na edição desta segunda-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU)
Devido à estiagem prolongada, o município de Maravilha, localizado no Sertão de Alagoas, obteve o reconhecimento de situação de emergência, pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta segunda-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU).
Também obtiveram o reconhecimento federal outros 10 municípios dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, em consequência da seca ou das chuvas abundantes.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, foi quem assinou a portaria que atesta o estado de emergência.
Os municípios que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade pública que foram reconhecidos pela Defesa Civil Nacional estão qualificados a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, além de assistências às vítimas, reconstrução de infraestruturas destruídas ou danificadas e restabelecimento de serviços essenciais. A solicitação deve ser efetuada através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
A equipe técnica da Defesa Civil Nacional, com base nas informações enviadas, avalia as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, é publicada a portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
Uma série de cursos à distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD são ofertadas através da Defesa Civil Nacional. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.
* estagiária sob a supervisão da redação
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
