Ufal abre inscrição para propostas de ações voltadas ao Selo Social ODS
Após se cadastrar na plataforma, agora, a Universidade quer incentivar servidoras e servidores a proporem soluções inovadoras
A Universidade Federal de Alagoas acaba de se cadastrar na maior plataforma de projetos sociais do Brasil, o Selo Social. Com isso, quer incentivar servidoras e servidores a apresentarem projetos de ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas da Agenda 30 – o plano de ação para tornar o mundo mais sustentável e resiliente até 2030. O período de inscrição das propostas vai até outubro deste ano.
A vice-reitora Eliane Cavalcanti é a responsável, na Ufal, pelo acompanhamento de todo o processo de alinhamento das ações institucionais com os ODS. “Essa ação do Selo Social tem total apoio da nossa gestão. Queremos receber a certificação, mas isso só vai acontecer com a participação de todos e todas. Agora, estamos na fase de cadastro dos nossos servidores e servidoras de todos os campi e unidades educacionais que desejarem inserir suas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, desde que voltadas aos ODS e as metas da Agenda 30”, assegurou.
Quem tiver interesse em cadastrar suas propostas - projetos, eventos, programas, entre outras atividades - já pode se inscrever. De junho até outubro, servidores e servidoras, responsáveis pelas ações propostas, vão poder contar com a assessoria de especialistas da plataforma Selo Social ODS. Dessa forma, será possível fazer as adequações e os ajustes que forem necessários.
Eliane Cavalcanti acredita que o trabalho desenvolvido pela plataforma Selo Social é uma forma de incentivar as universidades a se alinharem com os ODS e as Metas da Agenda 30. “Estamos sendo chamados a desenvolver iniciativas socioambientais que possam impactar positivamente o nosso planeta. Nossa missão é buscar um mundo melhor e sustentável!”, defendeu a vice-reitora.
As pessoas interessadas em inscrever iniciativas devem enviar suas propostas para o e-mail [email protected]. Em caso de dúvidas sobre regras, critérios de participação e natureza das atividades, basta acessar a plataforma Selo Social, ou a página da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (Redeunisustentável) ou o site das Nações Unidas Brasil
Após o cadastro das ações e após a Ufal demonstrar ter atendido a todos os critérios do Selo Social, o próximo passo é receber a certificação e passar a ter uma página na plataforma para mostrar seus resultados. A Universidade vai contribuir com o desenvolvimento local e, em troca, receberá o reconhecimento da plataforma, passando a ser um referência para o programa em Alagoas.
Treinamento
Para auxiliar os servidores na proposição de projetos, a vice-reitora está organizando a realização de dois momentos na Ufal, com a participação de Carina Tatiana Giunco, diretora executiva do Instituto Selo Social. Dia 22 de julho, às 15h, haverá uma palestra presencial para a comunidade universitária, com o tema A importância do Selo Social ODS para as instituições de ensino superior.
No dia 23 de julho, das 9h às 12h, o momento será exclusivo para docentes e técnicos da Universidade. Carina Giunco fará um treinamento sobre o uso da plataforma selosocial.org.
Últimas notícias
Mulher fica presa embaixo de carreta após acidente na Avenida Fernandes Lima
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para o Dia de Finados
Restauração do Colégio Judith Paiva, em Rio Largo, tem previsão de entrega para 2027
Alexandre Fleming critica bloqueio de acesso à Assembleia Legislativa de AL
Obras de duplicação da BR-316 seguem em andamento em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
