Ufal abre inscrição para propostas de ações voltadas ao Selo Social ODS
Após se cadastrar na plataforma, agora, a Universidade quer incentivar servidoras e servidores a proporem soluções inovadoras

A Universidade Federal de Alagoas acaba de se cadastrar na maior plataforma de projetos sociais do Brasil, o Selo Social. Com isso, quer incentivar servidoras e servidores a apresentarem projetos de ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas da Agenda 30 – o plano de ação para tornar o mundo mais sustentável e resiliente até 2030. O período de inscrição das propostas vai até outubro deste ano.
A vice-reitora Eliane Cavalcanti é a responsável, na Ufal, pelo acompanhamento de todo o processo de alinhamento das ações institucionais com os ODS. “Essa ação do Selo Social tem total apoio da nossa gestão. Queremos receber a certificação, mas isso só vai acontecer com a participação de todos e todas. Agora, estamos na fase de cadastro dos nossos servidores e servidoras de todos os campi e unidades educacionais que desejarem inserir suas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, desde que voltadas aos ODS e as metas da Agenda 30”, assegurou.
Quem tiver interesse em cadastrar suas propostas - projetos, eventos, programas, entre outras atividades - já pode se inscrever. De junho até outubro, servidores e servidoras, responsáveis pelas ações propostas, vão poder contar com a assessoria de especialistas da plataforma Selo Social ODS. Dessa forma, será possível fazer as adequações e os ajustes que forem necessários.
Eliane Cavalcanti acredita que o trabalho desenvolvido pela plataforma Selo Social é uma forma de incentivar as universidades a se alinharem com os ODS e as Metas da Agenda 30. “Estamos sendo chamados a desenvolver iniciativas socioambientais que possam impactar positivamente o nosso planeta. Nossa missão é buscar um mundo melhor e sustentável!”, defendeu a vice-reitora.
As pessoas interessadas em inscrever iniciativas devem enviar suas propostas para o e-mail [email protected]. Em caso de dúvidas sobre regras, critérios de participação e natureza das atividades, basta acessar a plataforma Selo Social, ou a página da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (Redeunisustentável) ou o site das Nações Unidas Brasil
Após o cadastro das ações e após a Ufal demonstrar ter atendido a todos os critérios do Selo Social, o próximo passo é receber a certificação e passar a ter uma página na plataforma para mostrar seus resultados. A Universidade vai contribuir com o desenvolvimento local e, em troca, receberá o reconhecimento da plataforma, passando a ser um referência para o programa em Alagoas.
Treinamento
Para auxiliar os servidores na proposição de projetos, a vice-reitora está organizando a realização de dois momentos na Ufal, com a participação de Carina Tatiana Giunco, diretora executiva do Instituto Selo Social. Dia 22 de julho, às 15h, haverá uma palestra presencial para a comunidade universitária, com o tema A importância do Selo Social ODS para as instituições de ensino superior.
No dia 23 de julho, das 9h às 12h, o momento será exclusivo para docentes e técnicos da Universidade. Carina Giunco fará um treinamento sobre o uso da plataforma selosocial.org.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
