Alagoas

Em São Paulo, no Invest Alagoas, governador Paulo Dantas fala sobre os avanços e desenvolvimento do Estado

Durante o evento, Dantas assinou decretos autorizando incentivos fiscais a 10 novos empreendimentos que serão investidos em Alagoas, gerando emprego e renda ao estado

Por Valeska Miranda * 14/06/2024 15h03
Em São Paulo, no Invest Alagoas, governador Paulo Dantas fala sobre os avanços e desenvolvimento do Estado
Dantas destacou os avanços e marcos históricos vividos por Alagoas nos últimos dez anos - Foto: Reprodução

No decorrer da primeira edição do Invest Alagoas, realizada nessa quinta-feira (13), no 033 Rooftop, em São Paulo, o representante do Estado de Alagoas, o governador Paulo Dantas destacou a importância da construção do Aeroporto de Penedo como uma das iniciativas de infraestrutura que visam impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Estado. De acordo com informações do site aquiacontece.com.br, o evento foi composto por aproximadamente 250 convidados, entre eles, 150 investidores, e teve como finalidade apresentar os avanços e oportunidades de negócios em Alagoas.

Acompanhado pelo ministro dos Transportes e ex-governador Renan Filho, o governador Paulo Dantas, iniciou os discursos da noite salientando sobre os progressos que transformaram Alagoas em um polo atrativo para novos investimentos. Entre as conquistas mencionadas, Renan Filho destacou a recuperação financeira do Estado, que anteriormente enfrentava um alto endividamento e deficiência em serviços essenciais como na saúde e educação.

“Em 2014, a situação era difícil. Não havia dinheiro para nada. Para cada real arrecadado, tínhamos R$ 1,70 de dívida com a União. Maceió ficou 50 anos sem ganhar um novo hospital”, afirmou o ministro. “Hoje, Alagoas ocupa a 4ª posição entre os maiores PIBs do País; foram construídos sete hospitais e mais três estão em andamento, gerando mais de 10 mil empregos diretos à população; o Ideb aponta melhora em nossa educação; temos boas estradas e concessão de saneamento,” disse.

Durante o evento, Dantas assinou decretos autorizando incentivos fiscais a 10 novos empreendimentos que serão investidos em Alagoas, gerando emprego e renda ao estado. Ele também ressaltou a construção do Aeroporto de Maragogi, onde a primeira etapa será concluída ainda em 2024 e prevista para ser finalizada em 2025, e anunciou a construção do Aeroporto de Penedo, frisando a importância dessas obras para o turismo e desenvolvimento regional.

“É o maior aeroporto em construção atualmente no Brasil. Também iremos construir um aeroporto em Penedo, além de estradas como a que irá ligar a região do Baixo São Francisco a todo o país,” destacou Dantas, referindo-se à ponte Penedo-Neópolis, que unirá Alagoas e Sergipe.

Dantas também ressaltou que Alagoas é o primeiro estado a fechar todos os lixões a céu aberto, investindo em saneamento básico, com a finalidade de ter cidades 100% saneadas. O governado citou também a relação de longa data com Renan Filho e os crescimentos sociais significativos, como a redução da pobreza no estado.

“Com muita honra digo isso,” afirmou Dantas, ressaltando que o trabalho foi feito em conjunto com os servidores públicos. “Para construir grandes projetos precisamos ter a capacidade de criar grandes alianças. Em nosso Estado, olhamos para a competitividade, para os investidores, para segurança jurídica, institucional e política, e isso nos tornou um dos maiores geradores de emprego do Nordeste e do Brasil.”

Como consequência dessas iniciativas, houve um aumento de 7,2% na arrecadação de 2023 em comparativo ao ano de 2022, e um crescimento de 6,5% no PIB em 2023, o maior entre os estados do Nordeste e o 4º do País. Além disto, entre janeiro e maio de 2024, a arrecadação por meio do ICMS cresceu cerca de 30%, um marco histórico em comparação aos 16,5% de aumento registrados em 2023 para todos os estados brasileiros.

O secretário de Relações Federativas e Internacionais, Hugo Leahy, também participou do evento, e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, além de secretários e empresários debatendo sobre investimentos nas áreas de Distribuição, Comércio, Indústria, Energia, Saneamento, Turismo e Tecnologia.

* estagiária sob a supervisão da redação