Unidade Especializada em Pré-natal de Alto Risco inicia atendimento
O serviço funciona no Hospital de Emergência do Agreste de segunda a sexta-feira

Diagnosticada com toxoplasmose, a auxiliar de alfabetização Beatriz Silva Santos, de 24 anos, está grávida de seis meses e, desde o início da gravidez, saía de casa às 3h da manhã, em Senador Rui Palmeira, no Sertão alagoano, para fazer o pré-natal no Hospital Universitário (HU), em Maceió. A partir de agora, a distância para receber a assistência especializada foi reduzida, uma vez que ela passou a receber acompanhamento na Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), que está funcionando no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
O novo serviço foi criado por meio da parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), a quem o HEA é vinculado, e da Primeira Infância (Cria). A unidade funciona de segunda a sexta-feira e os atendimentos são agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência da gestante diagnosticada de alto risco.

“Eram quatro horas e meia de viagem até chegar em Maceió. Viajava na van disponibilizada pela Prefeitura de Senador Rui Palmeira, com outras pessoas que também iam para consultas e exames em Maceió. Saía de madrugada para encarar a estrada e só voltava no começo da noite, porque precisava esperar todo mundo estar livre. Chegava em casa com os pés inchados e dor nas costas”, lembra Beatriz Silva Santos.
A gestante enfatiza que, agora, pode ser atendida em Arapiraca. “Agora nem preciso acordar tão cedo. Não foi nem uma hora e meia de viagem entre Senador Rui Palmeira e Arapiraca. E o atendimento é muito bom e com profissionais atenciosos”, analisou Beatriz Silva Santos.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o ambulatório para gestantes de alto risco em Arapiraca vai reduzir os índices de mortalidade de gestantes e recém-nascidos e também a demanda por leitos de UTI Neonatal. “Porque essas gestantes passam a ter atendimento especializado perto de casa, com profissionais de diversas áreas, possibilitando o tratamento de suas patologias, antes do momento do parto”, explicou o gestor da saúde estadual.

MONTEIRÓPOLIS
Com oito meses de gravidez, Suzana Oliveira chegou à Uepnar acompanhada pelo marido, Antônio Carlos Oliveira. “A gente acordava 1h30 da manhã quando precisava viajar para fazer o pré-natal em Maceió. Era muito cansativo viajar grávida por mais de três horas”, afirmou a dona de casa que reside na comunidade Lagoa do Rancho, em Monteirópolis.
“A minha gravidez é de alto risco porque os exames apontaram toxoplasmose. Então estamos com todos os cuidados. A implantação da Uepnar para gestante de alto risco em Arapiraca é uma vitória para a saúde, para as gestantes e bebês. A viagem não passa de uma hora e fica mais fácil e rápido o acesso aos exames e consultas”, comemorou.
Pedro Lucas é o primeiro filho do casal sertanejo. “Ela levava três dias para se recuperar da viagem até Maceió. Agora está mais perto e prático. Estamos felizes por este avanço”, afirmou Antônio Carlos, que trabalha como motorista de ambulância.

Para a enfermeira Taylane Araújo, coordenadora da Uepnar, o serviço vai ajudar a reduzir o índice de mortalidade materno-infantil, facilitando o acesso às consultas e exames. “Oferecemos consultas com obstetras, cardiologista, nefrologista e endocrinologista, além de acompanhamento com enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo. Também ofertamos exames laboratoriais, ultrassonografia e a cardiotocografia”, explicou.
A diretora geral do HEA, Bárbara Albuquerque, a Uepnar é mais um serviço oferecido na estrutura da maior unidade hospitalar do interior de Alagoas, que tem a missão de salvar vidas. “A iniciativa da Sesau e Cria mostra a preocupação do Governo do Estado com a saúde das gestantes e dos bebês. São os primeiros passos para um avanço gigante na saúde pública no interior de Alagoas”, frisou.
Últimas notícias

Justiça recusa direito de resposta de optometristas em podcast em Arapiraca: "Não pode prescrever lentes"

IMA alerta sobre a importância dos cassacos para o meio ambiente e o que fazer ao encontrá-los em residências

Menino de 3 anos viraliza ao colocar prótese da avó na boca

Entregadores por aplicativo anunciam paralisação por dois dias em Maceió

O glossário dos incels: entenda como o grupo se comunica

Faria Lima: cenas de sexo voltam a viralizar após gringo compartilhar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
