Sesau promove o quarto ciclo de capacitação sobre toxoplasmose gestacional para técnicos do Agreste e Sertão
Participaram profissionais de saúde dos municípios que integram a VIII, IX e X regiões de Alagoas

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu nesta terça-feira (23) o IV Ciclo de Capacitação sobre a Toxoplasmose Gestacional para os técnicos que atuam nos municípios das VIII, IX e X Regiões de Saúde, situadas no Agreste e Sertão alagoanos. O evento foi realizado no Campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de Palmeiras dos Índios.
A capacitação reuniu cerca de 150 profissionais da área de saúde que atuam na assistência ao pré-natal na Atenção Básica, além de profissionais da Vigilância Epidemiológica, farmacêuticos e biomédicos dos municípios. O objetivo foi qualificar as equipes para atender, com mais eficiência e assertividade, os casos de toxoplasmose em gestantes e também os quadros congênitos da doença, que ocorre quando ela é passada da mãe para o bebê.
Para a assessora técnica da Sesau, Lavinia Silva, o esforço é importante para assegurar a segurança clínica dos bebês alagoanos. "A toxoplasmose, quando diagnosticada precocemente, pode ser tratada, evitando sequelas e até óbitos do feto", destacou Lavínia, evidenciando a importância de capacitar os técnicos municipais para que a assistência à gestante seja eficiente e qualificada.
Para a médica pediatra neonatal da Sesau, Syrlene Patriota, a principal forma de prevenir a transmissão vertical é a realização de exames e consultas pré-natais. "Seguindo o ciclo e recomendações pré-natais, pode-se diagnosticar e tratar a toxoplasmose em tempo hábil, preservando a saúde do bebê. Lembrando que esses exames são importantes, pois a toxoplasmose não possui sintomas para a gestante, sendo prejudicial apenas para a formação do feto", reforçou a médica.
Para Bianca Suruagy, que atua como assessora técnica da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Sesau, a capacitação faz parte do compromisso da gestão estadual em assegurar educação continuada para os profissionais da saúde, resultando em assistência qualificada. "A Sesau atua oferecendo apoio técnico para todos os municípios, garantindo que a assistência esteja sempre à par do que existe de mais atual no trato com a população", destacou.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
