Sesau realiza treinamento para uso de Desfibrilador Externo Automático em Arapiraca
A enfermeira do Samu Arapiraca, Daiana Higino, salientou que o treinamento é de suma importância para que os profissionais que prestam assistência pré-hospitalar móvel estejam aptos a utilizar o Desfibrilador Externo Automático

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou um treinamento de instrução técnica para a utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA). A capacitação aconteceu no auditório do Centro de Referência e Assistência em Saúde de Arapiraca (Cria), em Arapiraca, e reuniu profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A capacitação foi ministrada por Mônica Furuya, integrante da empresa Ortopratika, que produz o equipamento. “É comum a gente encontrar este equipamento em hospitais privados, em públicos não. Então, eu parabenizo a Sesau pelo investimento em tecnologia na saúde pública. A gente faz esta capacitação técnica, tira dúvidas e faz o acompanhamento para os profissionais terem a segurança de utilizar este equipamento”, frisou.
A capacitação contou com as explicações da enfermeira Juliana Ribeiro. Ela contou com a colaboração de voluntários para fazer a demonstração de uso do DEA, através de uma aula com teoria e prática sobre os componentes que vão fazer parte da rotina dos profissionais de saúde do HEA e Samu Arapiraca.
“Com certeza o DEA vai ajudar a salvar muitas vidas com tecnologia e agilidade na ação dos profissionais. E foi muito importante a participação de todos estes profissionais, tirando dúvidas e participando ativamente do treinamento para compreender o funcionamento do equipamento, que é muito prático”, analisou Juliana Ribeiro.
De acordo com o coordenador de patrimônio e engenharia clínica do HEA, Jakson Lima, os equipamentos mais antigos são manuais, mas, com o DEA, os profissionais terão a tecnologia como aliada no processo de agilizar o trabalho para salvar vidas. “Ele chega para somar com nossa estrutura. Vamos distribuir os desfibriladores portáteis em setores do Hospital de Emergência do Agreste, com a finalidade de termos mais um equipamento mais eficiente para salvar vidas”, afirmou o coordenador de patrimônio e engenharia clínica do HEA, Jakson Lima.
A enfermeira do Samu Arapiraca, Daiana Higino, salientou que o treinamento é de suma importância para que os profissionais que prestam assistência pré-hospitalar móvel estejam aptos a utilizar o Desfibrilador Externo Automático. “Com nós do Samu fazemos o primeiro contato com as vítimas de um acidente, por exemplo, a utilização do DEA vai ser muito importante para nós profissionais e irá fazer muita diferença na vida de muitas pessoas”, declarou.
Últimas notícias

Foragido por estupro e tortura é preso com ajuda de reconhecimento facial da SSP

Corpo da bebê Ana Beatriz é encontrado no quintal de casa em Novo Lino
Justiça mantém prisão de advogado João Neto acusado de agredir a mulher

Com 12.887 aberturas empresariais, Alagoas bate recorde no primeiro trimestre de 2025

Decisão do Diretório Nacional causa reviravolta na eleição do PT em Alagoas

Alagoanos dependem mais do Bolsa Família do que o resto do Brasil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
