PAA distribui cinco toneladas de alimentos produzidos na zona rural de Penedo
Atender quem mais precisa com produtos da agricultura familiar, combatendo a fome e destinando recursos para trabalhadores rurais de baixa renda, formam as metas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Instituições acolhedoras de pessoas em situação de vulnerabilidade social que funcionam em Penedo receberam nesta terça-feira, 30, cinco toneladas de alimentos produzidos na zona rural do município ribeirinho.
Atender quem mais precisa com produtos da agricultura familiar, combatendo a fome e destinando recursos para trabalhadores rurais de baixa renda, formam as metas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O trabalho que assegura renda no campo é feito com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, sendo executado por meio da parceria que envolve os governos estadual e municipal.
Em Penedo, a compra das cinco toneladas de alimentos (frutas, hortaliças, raízes e bolos) entregues nesta primeira etapa do ciclo atual do PAA no município destinou vinte e sete mil reais aos agricultores cadastrados para fornecer.
O trabalho de orientação da Emater Alagoas e da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA) ampliou a inclusão de pequenos produtores aptos a fornecer, inclusive mulheres da comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros.
A distribuição de itens do PAA em Penedo reuniu produtores, beneficiados, gestores e equipe técnica da regional Emater, da SEMADA e das secretarias municipais de Assistência Social e da Saúde.
No âmbito do serviço público, o programa prevê fornecimento para o CAPS e serviços como CRAS, CREAS e o abrigo institucional para crianças que é de responsabilidade do município.
Do setor de instituições de cunho social, além da Casa de Ranquines, também foram contempladas a Associação Beneficente Dr. Joaquim Peixoto, o antigo asilo Lar São José; o Centro Juvenil Maria Auxiliadora, a Casa do Bom Samaritano e o Instituto Aldo de Melo Brandão, entidade que mantém o trabalho do fundador do extinto Lar de Nazaré.