Política

[Vídeo] Convenção do Solidariedade confirma chapa Tarcizo e cabo Neusa na disputa pela prefeitura de Arapiraca

Policial militar reformada foi escolhida para compor com deputado estadual

Por Giovanni Luiz e Patrícia Bastos/ 7Segundos 05/08/2024 18h06 - Atualizado em 05/08/2024 19h07
[Vídeo] Convenção do Solidariedade confirma chapa Tarcizo e cabo Neusa na disputa pela prefeitura de Arapiraca
Convenção do Solidariedade em Arapiraca neste 06 de agosto de 2024 - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O Solidariedade aposta em uma chapa que une a velha e a nova guarda da política para a disputa da prefeitura de Arapiraca. A convenção, ocorrida na tarde desta segunda (05), elegeu Tarcizo Freire, duas vezes deputado estadual e cinco vezes vereador, e a cabo Neusa Jussara, novata no meio político para concorrer às eleições municipais de outubro.

O 7Segundos já havia antecipado, no Blog Bastidores, que Freire buscava alguém dos quadros da Polícia Militar para compor o que ele chamou de "primeira chapa formada por militares" de Arapiraca. Após várias especulações de nomes, alguns convites e recusas, o nome escolhido para compor como pré-candidata a vice-prefeita foi a da cabo Neusa.

"Surgiram várias especulações sobre vários nomes, mas eu já tinha um nome na mente e essa pessoas, que é integra e de coragem , vai lutar junto comigo para mudar a política na prefeitura de Arapiraca", disse Tarcizo, que chegou a afirmar também que gostaria de poder contar com um terço de homens como pré-candidatos a vereador do que apenas um terço de mulheres.

Cabo Neusa Jussara tem 31 anos, é bacharel em Enfermagem pela Ufal, casada, mãe e empreendedora. Ela integra o quadro da Polícia Militar de Alagoas há 10 anos, mas devido um acidente, foi reformada.

Tarcizo Freire e cabo Neusa durante convenção do Solidariedade. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O evento, que aconteceu no auditório do Hotel Senna, no bairro Brasília, contou com a presença do presidente estadual do Solidariedade, Adeilson Bezerra, a quem Freire pediu para se manter no partido após as eleições devido à sua identificação com o Solidariedade. Em seu discurso, ele chegou a dizer que "inveja" o presidente Lula por se manter no mesmo partido durante toda sua carreira política e gostaria que isso acontecesse com ele a partir de agora na legenda do Solidariedade. 

Mas a expressão de admiração ao presidente que representa o maior partido da esquerda parou por aí. Em seu discurso, exprimiu ideias mais conservadoras e se posicionou firme contra a atual administração municipal, afirmando que é necessário "ter coragem" para enfrentar o grupo político que está há vários mandatos no poder.

"Vamos destravar a mente para mudar esse quadro e fazer o nosso município evoluir", disse Freire

Já a pré-candidata a vice-prefeita pelo Solidariedade, a cabo Neusa, afirmou que se sentiu honrada pela escolha e que vai lutar também para manter a mulher ocupando mais espaços na política e na sociedade em geral.  

"A gente vai se ajudar para ajudar Arapiraca como um todo, a gente sabe as dificuldades que a gente tem com a saúde, acesso à educação, creches, a malha viária, enfim, transforma Arapiraca de verdade", disse cabo Neusa.  

Além da chapa majoritária, a convenção do Solidariedade, que não formou coligação com outros partidos, definiu também uma chapa com 15 pré-candidatos à Câmara Municipal.

Assista no vídeo abaixo momentos da convenção do Solidariedade em Arapiraca: