Arapiraca

Arapiraca: “Sarau de Retalhos” emenda oficinas literárias gratuitas e shows musicais

Segunda edição ocorre a partir deste sábado (24) e segue até o dia 21/09

Por 7Segundos com Assessoria 23/08/2024 10h10 - Atualizado em 23/08/2024 11h11
Arapiraca: “Sarau de Retalhos” emenda oficinas literárias gratuitas e shows musicais
Segunda edição do “Sarau de Retalhos” emenda oficinas literárias gratuitas e shows musicais - Foto: Assessoria

Uma colcha de retalhos é essencialmente feita a partir de sobras de tecidos. Os elementos podem ser cortados e costurados à mão ou à máquina, no tamanho de uma cama comum, para que repousemos sobre ela. É com esse sentido de entrelaçamento que Arapiraca recebe de novo “Sarau de Retalhos”.

O evento ocorrerá a partir deste sábado, 24/08, e seguirá até o dia 21/09, com oficinas de poesia e confecção de livretos artesanais; feira da troca; e shows musicais com atrações locais e de renome nacional.

Esta será a 2ª edição do Sarau de Retalhos — a primeira aconteceu em 2011 —, tendo a atriz, cineasta e professora Dayane Teles e o ator, professor e produtor Luccio Lima como organizadores e “costureiros” dessa grande colcha que será metaforicamente tecida no Coração de Alagoas, com este novo momento cultural na cidade.

Neste sábado (24) e domingo (25), de forma gratuita, haverá a Oficina de Escrita Poética, com o professor de Linguagens, Edson Granja, no Colégio Multivisão, no bairro Caititus. No sábado, o workshop será das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no domingo, 9h às 12h.

Formado em Letras e com formação livre em cinema, fotografia, crítica e arte contemporânea, ele promete mergulhar no estilo, a partir de fragmentos de textos literários a serem trabalhados na oportunidade.

A próxima investida gratuita será a Oficina de Livretos Artesanais, com Joelma Dantas, pedagoga, artesã e contadora de histórias.

O evento também aportará no Colégio Multivisão, desta vez nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, nos mesmos horários: no sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no domingo, 9h às 12h.

A culminância para esses dois momentos será no dia 14 de setembro, na Área Verde Dom Constantino Lüers, às 16h.

Oficineiros da segunda edição do Sarau de Retalhos. Foto: Divulgação


As inscrições para as referidas oficinas podem ser feitas gratuitamente clicando aqui.

SARAU SARA

A ideia de realizar um novo sarau no município mostra a tendência do formato, que conta com declamações, música e muita partilha por parte de quem fala e de quem ouve. Um exercício curativo, de fato.

“O Sarau de Retalhos é um espaço de expressão artística e cultural, onde todos são bem-vindos e bem-vindas para mostrar seu talento e compartilhar suas experiências. Se você — que está nos lendo e ouvindo — tem interesse em participar, se inscreva em nossas oficinas.

É a nossa chance de aprendermos juntos, ainda mais. Afinal, a cultura é a alma de um povo e, no nosso Sarau, queremos celebrar essa diversidade álmica e essa criatividade latente que nos torna únicos”, pontua Dayane Teles.

RETALHO MUSICAL


A música também tem uma potência enorme no Agreste alagoano, com seus saberes e sabores da nossa terra, diante das vivências do povo e das raízes que aqui se manifestam.

Para isso, a organização do 2º Sarau de Retalhos preparou uma programação especial para o dia 21 de setembro, na Vila Vinil, bairro Santa Esmeralda, a partir das 18h.

Com ingressos a preço simbólico, em parceria com o Vinil e apoio cultural do Colégio Multivisão, haverá shows de Mago Véio e Quiçaça, com intervenções dos poetas Antenor Cazuza e Lirinha, que tem carreira nacional consolidada junto ao Cordel do Fogo Encantado.

Também neste mesmo dia e no mesmo local, ocorrerá a Feira da Troca do Sarau, incentivando a economia solidária e o escambo cultural. O ponto de arrecadação (roupas, calçados, acessórios, livros, sapatos etc.) é a própria Vila Vinil, até 15 de setembro e também no dia do evento, dia 21 deste mês.

Atrações da segunda edição do Sarau de Retalhos. Foto: Divulgação

O 2º Sarau de Retalhes é uma realização da Companhia Teatral Raízes da Terra, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca.