Agreste

Estudantes de Agronomia participam de visita ao assentamento Flor do Bosque

Objetivo da atividade foi conhecer o Sistema Agroflorestal e seu funcionamento na prática

Por 7Segundos/Assessoria 06/09/2024 14h02
Estudantes de Agronomia participam de visita ao assentamento Flor do Bosque
Estudantes de Agronomia participam de visita técnica ao assentamento Flor do Bosque - Foto: Ascom

Em visita técnica realizada no último dia 29 de agosto, estudantes da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE IV) do curso de Agronomia do Campus Arapiraca visitaram o assentamento Flor do Bosque com o objetivo de conhecer a realidade da agricultura familiar e o sistema agroflorestal (SAF).

O trabalho, desenvolvido no Assentamento Flor do Bosque, faz parte das atividades do projeto Plantando Agrofloresta, que abrange quatro assentamentos rurais na Zona da Mata do estado de Alagoas. Este projeto visa a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) como uma estratégia para a recuperação de áreas degradadas e a geração de renda para as famílias de agricultores familiares, com árvores frutíferas e madeireiras.

A atividade final da disciplina propôs aos estudantes desenvolverem uma cartilha sobre o sistema. “Essa visita técnica teve o objetivo de fixação de conteúdo e conectar os estudantes com a realidade da agricultura familiar, reforma agrária, agroecologia e sistemas agroflorestais (SAF), e pretendemos implantar uma área experimental dentro do campus e criar uma cartilha para incentivar a multiplicação deste sistema pelos agricultores familiares do nosso território”, explica o docente e coordenador do curso Cícero Adriano.

Para os estudantes, a visita técnica teve sua importância para aprender conhecimentos de plantio, manejo do solo e conhecer o SAF na prática. “A visita nos trouxe um conhecimento sobre uma área da agronomia da qual não estamos familiarizados, a maneira como eles plantam, o cuidado com preservação do solo e dos lençois freáticos e o não uso de agrotóxicos, que nos ensina um novo caminho de introduzir e ensinar sobre agricultura para os nossos futuros clientes, com os orgânicos ganhando cada vez mais espaços”, relata a estudante de Agronomia Cledijane dos santos.

SAFs

Atuando junto ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em colaboração com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o professor José Roberto Santos, do Campus de Engenharia e Ciências Agrárias da Ufal, tem trabalhado com o SAF há mais de uma década.

“Trabalho com Sistemas Agroflorestais há mais de dez anos, já implantei mais de duas dezenas de SAFs e quintais produtivos em todo o estado de Alagoas. Atualmente ministro as disciplinas de Sistemas Agroflorestais e Produção de Insumos de Base Agroecológica no curso de Agroecologia do Ceca. O projeto no Assentamento Flor do Bosque começou em 2020, com a aprovação do projeto Plantando Agrofloresta, financiado pelo Rotary Internacional. Desde então, o espaço tem sido utilizado para extensão universitária, incluindo aulas práticas, pesquisas e estágios. Diversos Trabalhos de Conclusão de Curso e publicações científicas foram gerados a partir deste projeto”, conta José Roberto.

A agroecologista Maria José Cavalcante, também conhecida como Maria do Bosque, pela sua atuação no assentamento em defesa da agricultura sustentável na cidade de Messias, descreve sua experiência: “Pra mim é um sistema que me sinto confortável de saber que estou fazendo uma agricultura com o princípio do cuidado com a terra, de não usar agrotóxico e de saber que com esse sistema posso ter autonomia alimentar. Trabalhar com o sistema agroflorestal é você não depender de insumos de fora, porque ao cair uma folha ela vai virar adubo que alimenta microrganismos que alimentam o solo, então é um sistema completo”, diz.