Eleições

Em sabatina do Na Mira, Luciano Barbosa avalia retirar outorga da Casal "o mais rápido possível"

Candidato à reeleição, prefeito afirmou que pretende realizar concurso para Educação nos próximos meses

Por Patrícia Bastos/7Segundos 10/09/2024 22h10
Em sabatina do Na Mira, Luciano Barbosa avalia retirar outorga da Casal 'o mais rápido possível'
Prefeito Luciano Barbosa é entrevistado pelo Na Mira da Notícia Araapiraca - Foto: Davi Salsa/ Ascom

O candidato à reeleição em Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB) afirmou que têm discutido com o governador Paulo Dantas (MDB) a possibilidade de retirar da Casal a outorga dos serviços de abastecimento e saneamento, durante a sabatina promovida pelo programa Na Mira da Notícia, na noite desta terça-feira (10).

Barbosa declarou que a falta de investimentos da Casal tem prejudicado o crescimento da cidade e, por isso, é uma discussão urgente. "Uma das dificuldades para a nossa verticalização é a falta de estrutura de esgotamento sanitário. Estamos hoje no nosso limite, está na hora de chamar a Casal e perguntar: tem condições de continuar com serviços? Se não tem, então abra mão para que a a gente possa fazer a outorga para outra entidade que possa fazer 100% do esgotamento sanitário e resolver o problema de abastecimento de água em Arapiraca", declarou.

Durante a sabatina, que aconteceu no estúdio da Gazeta FM Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa também respondeu a perguntas dos jornalistas Luciano Amorim e Ângelo Farias, nos temas sorteados: economia local, mobilidade urbana, educação e saúde.

O prefeito explicou que a política econômica do município deve ser voltada para o fortalecimento dos pequenos e médios produtores rurais e pequenos e médios comerciantes da cidade e afirmou que está em projeto a construção de uma Ceasa e de um centro de exposições na cidade, com recursos de emendas do senador Rodrigo Cunha e do deputado federal Daniel Barbosa, além da construção de um novo polo industrial, na região do bairro Bananeiras, que já possui gás canalizado e tem oferta de água.

"Arapiraca não pode crescer sozinha. Se passar a ideia de que a cidade é o Eldorado, será um polo de atração da pobreza. A gente tem que trabalhar para ter dinamismo econômico em toda região, inclusive quando o polo industrial de Limoeiro de Anadia foi criado, eu fui um dos indutores. Eu ajudei Limoeiro e ajudo a qualquer outra cidade circunvizinha que queria se desenvolver, porque essas cidades vão demandar serviços em Arapiraca. O maior gerador de emprego não é a indústria, e o serviço, o comércio e a agricultura familiar. Por isso tivemos que pensar numa alternativa à produção fumageira, quando houve a decadência da produção de fumo, havia um processo que poderia levar à concentração de terras, e muita gente iria acabar expulsa do campo para a cidade. Essa preocupação norteou, em outras gestões, tanto a minha como a da Célia Rocha, o cinturão verde de Arapiraca e constituímos a produção de hortaliças como alternativa à cultura fumageira", declarou.

Ao tratar sobre o tema de mobilidade urbana, o prefeito anunciou o lançamento de um edital para elaboração de projeto para redefinir o transporte público no município para então abrir licitação para as empresas de ônibus, que deverão ser escolhidas com base na capacidade de prestação de serviço e preço. Ele falou também ciclovia do trabalhador, cujo projeto completo tem 8,5 quilômetros de extensão, ligando a AL-115 até a AL-220, passando por 16 bairros, cuja execução deverá levar mais três anos, e que foi responsável por dar ao município um prêmio internacional de mobilidade urbana.

Sobre educação, Luciano Barbosa ressaltou a construção de oito creches e a meta de, daqui a quatro anos, universalizar o acesso às creches. Além disso, ele afirmou ainda que está preparando um edital para concurso público nos próximos meses.

"Nós já contratamos a empresa para fazer o concurso público. Houve um atraso do edital em virtude da mudança da lei. Tivemos que refazer o edital para a contratação da empresa, para poder fazer a oferta do número de vagas de professores. Quero que esse concurso saia ainda este ano para que a gente possa dar posse em janeiro. Como as aulas devem começar efetivamente em fevereiro, já começaria com uma turma de professores efetivos", disse.

O prefeito falou também sobre os investimentos feitos pelo município em Saúde. Além de alcançar a cobertura de 100% da cidade no Programa Saúde da Família, o prefeito afirmou que a atenção básica foi a que recebeu o maior volume de investimentos nos últimos anos. Como exemplo, ele citou a compra de medicamentos, que subiu de R$ 1,9 milhão de 2019 para R$ 8 milhões em 2023, e também o programa voltado para as gestantes do município, que garante acompanhamento adequado e ainda enxoval para o bebê.

"Esse programa fez Arapiraca ganhar o prêmio Band Cidades Excelentes, que reconheceu o trabalho dos nossos profissionais da saúde e servidores, que se dedicam para garantir uma saúde para todos os arapiraquenses", ressaltou.