Alberes Cândido e Rafael Tenório são condenados pelo TRE de Alagoas por Fake News

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Igaci, Alberes Cândido e Rafael Tenório, ambos do partido União Brasil, foram condenados pela Justiça Eleitoral por disseminação de Fake News nas redes sociais. A condenação, que impôs uma multa de R$ 5.000,00, foi mantida após recurso julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE).
O caso envolve a publicação de um vídeo no Instagram de Alberes e Rafael, no qual atores afirmavam que o fechamento da agência do Banco Bradesco em Igaci era responsabilidade da atual administração do prefeito Petrúcio Barbosa, candidato à reeleição pela coligação "O Trabalho Continua", ao lado do vice-prefeito Josenildo França, ambos do MDB. A Justiça Eleitoral concluiu que a informação veiculada era sabidamente falsa e ultrapassava os limites da liberdade de expressão, caracterizando um ataque à honra dos candidatos adversários.
Ao julgar o recurso, o desembargador responsável reforçou que a divulgação de notícias inverídicas configurou crime eleitoral, sendo justa a concessão do direito de resposta aos candidatos prejudicados. Mesmo com a defesa apresentada por Alberes Cândido e Rafael Tenório, a sentença de primeira instância foi confirmada, obrigando os candidatos do União Brasil a arcar com a multa de R$ 5.000,00.
### Relembre o caso
A condenação ocorreu após a publicação de um vídeo nas redes sociais de Alberes e Rafael, no qual era atribuída ao prefeito Petrúcio Barbosa a responsabilidade pelo fechamento da agência do Banco Bradesco em Igaci. O conteúdo foi considerado uma distorção dos fatos, com o claro objetivo de influenciar negativamente a opinião pública sobre a gestão municipal. Além de atacar a honra dos candidatos da coligação "O Trabalho Continua", a postagem gerou desinformação, levando à sanção imposta pela Justiça Eleitoral.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
