Alberes Cândido e Rafael Tenório são condenados pelo TRE de Alagoas por Fake News
Os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Igaci, Alberes Cândido e Rafael Tenório, ambos do partido União Brasil, foram condenados pela Justiça Eleitoral por disseminação de Fake News nas redes sociais. A condenação, que impôs uma multa de R$ 5.000,00, foi mantida após recurso julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE).
O caso envolve a publicação de um vídeo no Instagram de Alberes e Rafael, no qual atores afirmavam que o fechamento da agência do Banco Bradesco em Igaci era responsabilidade da atual administração do prefeito Petrúcio Barbosa, candidato à reeleição pela coligação "O Trabalho Continua", ao lado do vice-prefeito Josenildo França, ambos do MDB. A Justiça Eleitoral concluiu que a informação veiculada era sabidamente falsa e ultrapassava os limites da liberdade de expressão, caracterizando um ataque à honra dos candidatos adversários.
Ao julgar o recurso, o desembargador responsável reforçou que a divulgação de notícias inverídicas configurou crime eleitoral, sendo justa a concessão do direito de resposta aos candidatos prejudicados. Mesmo com a defesa apresentada por Alberes Cândido e Rafael Tenório, a sentença de primeira instância foi confirmada, obrigando os candidatos do União Brasil a arcar com a multa de R$ 5.000,00.
### Relembre o caso
A condenação ocorreu após a publicação de um vídeo nas redes sociais de Alberes e Rafael, no qual era atribuída ao prefeito Petrúcio Barbosa a responsabilidade pelo fechamento da agência do Banco Bradesco em Igaci. O conteúdo foi considerado uma distorção dos fatos, com o claro objetivo de influenciar negativamente a opinião pública sobre a gestão municipal. Além de atacar a honra dos candidatos da coligação "O Trabalho Continua", a postagem gerou desinformação, levando à sanção imposta pela Justiça Eleitoral.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
