Terrenos irregulares: Ministério Público intima Município de Delmiro Gouveia a cumprir medida liminar e revisar doações
As denúncias de que a quantidade de terrenos doados “espremiam” o espaço geográfico foram constatadas.
O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia, requereu, nesta segunda-feira (23), a aplicação de multa pessoal à gestora do Município de Delmiro Gouveia em razão da omissão no cumprimento de decisão judicial que determinou a instauração de processos administrativos de revisão das doações de terrenos localizados no Distrito Industrial, conhecido como “Arredores do Polo Comercial”.
No início do ano, o MPAL ajuizou ação civil pública com pedido de tutela de urgência em face daquele Município, apontando irregularidades em doações feitas por ex-prefeitos. A investigação inicial era sobre nove terrenos, mas o número se estendeu para 37. Em junho de 2024, o Juiz de Direito da 1ª Vara de Delmiro Gouveia acatou parcialmente o pedido e determinou que, em 30 dias, fosse acostada cópia do procedimento administrativo individual de cada imóvel.
As denúncias de que a quantidade de terrenos doados “espremiam” o espaço geográfico foram constatadas. Tanto que no cartório havia o registro de 43, enquanto no registro imobiliário da Prefeitura constavam 81 e no espaço geográfico 17, entre eles os das unidades da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e o Hospital Regional.
O promotor de Justiça Dênis Guimarães explica os detalhes em relação à nova intimação feita ao Município.
“Hoje pedimos que a Prefeita fosse intimada sob pena de multa pessoal. São cerca de cinquenta terrenos e a gestora, em caso de descumprimento, poderá desembolsar o valor de cinquenta mil reais por dia. O que não pode é ignorar uma decisão judicial e desmerecer o trabalho do Ministério Público que requer apenas que tudo transcorra dentro da legalidade”, ressalta o promotor.
Além da comprovação de instauração dos procedimentos administrativos, o Ministério Público requereu a comprovação da indisponibilidade ao Cartório de Registro de Imóveis e a abstenção de realização de benfeitorias durante o curso da ação judicial.
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
