Arapiraca: atletas ultrapassam os próprios limites e celebram o Festival Paradesportivo
Evento ocorreu no Clube do Servidor e Lago da Perucaba
Seis delegações de Arapiraca, Maceió, Maragogi, Igaci, Palmeira dos Índios, e Maribondo, além de equipes de instituições, participaram do 3º Festival Paradesportivo de Arapiraca no último sábado (28) e no domingo (29), reunindo cerca de 300 atletas com deficiência física e intelectual em dez modalidades esportivas.
Uma das modalidades que chamou a atenção foi a esgrima. E a natação foi uma das mais competitivas realizada na piscina do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral I (Caeti I), onde funciona também o Clube do Servidor, que disponibiliza outros espaços esportivos para a prática do esporte adaptado.
O secretário de Esporte de Arapiraca, Josenildo Souza, ficou emocionado com a atuação dos atletas e a apresentação de alguns, que mostraram seus talentos no campo esportivo.
“Uma competição onde todos saíram vitoriosos e receberam suas medalhas e seus troféus como forma de incentivo pela participação de cada um neste evento que teve a presença de seis municípios, mostrando a importância deste festival como inclusão esportiva e social”, afirmou Josenildo Souza.
Visibilidade esportiva
Para o coordenador-geral do evento, professor de esporte adaptado, Rodolfo Calmon, o festival é um motivador à prática esportiva para pessoas com deficiência física e intelectual e a cada ano ganha novos adeptos.
“Estamos trabalhando para que o festival seja uma vitrine de visibilidade para esses atletas que desafiam os limites do corpo e da mente numa demonstração de superação de si mesmo, gerando autoestima em todos eles e em nós que trabalhamos com o esporte adaptado”, ressaltou Rodolfo Calmon.
O 3º Festival Paradesportivo de Arapiraca contou com a parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde, além de instituições parceiras como APAE Arapiraca, Pestalozzi Arapiraca e o Clube Paradesportivo Mão na Roda, que estiveram com seus representantes