Criado por Charles Pacheco, Núcleo de Atendimento Educacional Especializado constrói legado de inclusão em S. Sebastião
Coordenado por Célia Rodrigues, o NAEE tem sido um exemplo claro de como políticas públicas de inclusão podem transformar a vida das pessoas.
São Sebastião tem sido palco de importantes avanços no campo da inclusão social, e, grande parte desse progresso, se deve à visão transformadora de Charles Pacheco, ex-prefeito e agora candidato à sucessão de Zé Pacheco pelo PP. No ano de 2013, Charles idealizou, criou e lançou o projeto do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) como prefeito em São Sebastião, uma iniciativa que até hoje promove assistência a crianças e jovens com necessidades especiais. Atualmente, o núcleo atende cerca de 400 pessoas por ano, oferecendo suporte fundamental a quem mais precisa. Relembre.
A criação do NAEE, um marco de inclusão – O NAEE nasceu no mandato de Charles Pacheco, em 2013, a partir de uma necessidade urgente: oferecer às famílias de São Sebastião um apoio especializado para diagnóstico e acompanhamento de crianças com dificuldades comportamentais e de aprendizagem. Essa realidade tocou profundamente Charles, que decidiu agir. Em parceria com a Câmara de Vereadores, sob a liderança de Afonso Pacheco, foi aprovado o projeto que mudaria a vida de centenas de crianças e famílias no município. Os atendimentos às famílias, antes da criação do NAEE, eram realizados por meio da Pestalozzi, em Arapiraca, enfrentando longas esperas e, muitas vezes, faltas de vagas.
As obras para a construção do NAEE foram concluídas no início de 2020, e os atendimentos iniciados pós-pandemia da Covid-19, no segundo semestre de 2022. A partir daí, as famílias passararam a receber assistência multidisciplinar, com uma abordagem única e transformadora. Por meio de uma equipe formada por psicólogos, neuropsicólogos, fisioterapeutas e instrutores de Libras, o principal objetivo é realizar avaliações globais do desenvolvimento de alunos da rede pública e privada de ensino, oferecendo um diagnóstico preciso e orientações para que as famílias possam buscar o acompanhamento médico adequado.
Coordenado por Célia Rodrigues, o NAEE tem sido um exemplo claro de como políticas públicas de inclusão podem transformar a vida das pessoas.
O Compromisso de Charles com a Inclusão – A gestão de Charles Pacheco foi marcada pelo compromisso com a inclusão social, e o NAEE é um símbolo desse legado. Ele entendeu que a educação e o cuidado com as crianças mais vulneráveis eram cruciais para construir uma sociedade mais justa. Com ações como o encaminhamento de 22 crianças surdas para tratamento especializado em Arapiraca, fornecimento de aparelhos auditivos e a contratação de instrutores de Libras, Charles deu passos significativos na promoção de uma educação inclusiva.
O Futuro do NAEE e a Continuidade do Trabalho – Com a perspectiva de Charles Pacheco voltar à prefeitura, as expectativas de ampliação do NAEE crescem. Célia Rodrigues, coordenadora do núcleo, destaca a necessidade de expandir os serviços oferecidos, incluindo terapias pós-diagnóstico e aumentando a equipe de profissionais, especialmente diante do crescente número de crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Além disso, a implantação da clínica-escola é um sonho a se realizar com Charles Pacheco prefeito. “Com a volta de Charles, teremos a oportunidade de melhorar ainda mais o atendimento, ampliando o espaço e proporcionando uma assistência ainda mais eficaz às famílias. Com a clínica-escola, o aluno além das aulas, contará terapia”, afirma Célia.
A história do NAEE é a prova concreta de que políticas bem elaboradas podem transformar vidas. Com a liderança de Charles Pacheco, São Sebastião deu um salto significativo rumo à inclusão. Agora, com sua candidatura à sucessão, a população de São Sebastião tem a chance de ver esse trabalho continuar e se expandir.