Eleições

Lixo deixado pela campanha eleitoral chama a atenção em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de AL

Promotores eleitorais solicitaram imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os responsáveis pela sujeira

Por Giovanni Luiz/7Segundos 06/10/2024 18h06
Lixo deixado pela campanha eleitoral chama a atenção em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de AL
Rua em frente à Uneal e Escola Costa Rêgo, em Arapiraca, suja com santinhos espalhados - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A eleição acabou também em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral do estado de Alagoas, e o que restou além da expectativa pelo final da apuração dos votos, foi o lixo deixado pelo derramamento de santinhos em frente às escolas utilizadas como locais de votação.

O problema chamou a atenção das autoridades desde a madrugada deste domingo (06), tanto que o promotor eleitoral Thiago Chacon, da 55ª Zona Eleitoral, que requisitou aos colégios eleitorais registros de câmeras para identificar quem cometeu a infração despejando as fotos dos candidatos na madrugada deste domingo (6).

Quem também se preocupou com o assunto e fez a mesma solicitação foi o promotor eleitoral José Neto, da 22ª Zona Eleitoral.

O Promotor Thiago Chacon destacou a sujeira deixa da pelos santinhos jogados no chão traz dois problemas considerados graves: primeiro é a possibilidade de servir com uma boca de urna indireta, pois apesar de não pedirem o voto, porque caracteriza crime, a ideia é de que as pessoas peguem as imagens e votem naquele candidato.

O segundo problema é em relação à questão ambiental e urbanística, já que, segundo o promotor, os papéis acabam entrando nos bueiros gerando entupimentos, alagando as ruas quando chove.

Moradora varre a sujeira deixada pelos santinhos em frente a local de votação no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Os promotores eleitorais já solicitaram que o Município inicie imediatamente, ainda neste domingo, a limpeza das ruas nas proximidades das maiores escolas, evitando que a poluição possa comprometer ainda mais o meio ambiente.

Enquanto isso não acontece, os moradores das residências é que estão botando a mão no pesado para limpar as calçadas que também acabaram sujas com a proliferação dos santinhos.