Hemoal promove coletas externas de sangue em Arapiraca e Marechal Deodoro nesta terça-feira (8)
Para doar sangue é necessário seguir os critérios técnicos estabelecidos pela portaria do Ministério da Saúde
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará promovendo duas coletas externas de sangue em dois pontos do Estado nesta terça-feira (8). Em Arapiraca, a iniciativa ocorre das 8h às 16h, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro. Já em Marechal Deodoro, a ação vai ser realizada das 9h às 16h, na Pointer Revestimentos Cerâmicos, situada na Rodovia Divaldo Suruagy, no Polo Multifabril José Aprígio Vilela.
Os candidatos à doação de sangue devem seguir os critérios técnicos estabelecidos por meio de portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS). Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.
Já os voluntários portadores de doença de Chagas, Aids, sífilis e que contraíram hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada de forma permanente. E os candidatos à doação que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o veto ocorre pelo período de um ano.
O Ministério da Saúde exige, ainda, que o voluntário porte um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando, apenas, comidas gordurosas. Com relação aos voluntários que ingeriram bebidas alcoólicas, a doação é proibida, assim como também no caso daqueles que não tenham dormido no mínimo 6 horas.
"Fazemos um chamamento à população de Arapiraca e Marechal Deodoro, que deseja se candidatar à doação voluntária de sangue, para que possa comparecer aos postos volantes e praticar o seu gesto nobre. Vale frisar que, por meio dele, é possível salvar até quatro vidas, seja de pacientes internados nas maternidades ou hospitais", frisou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
