Hemoal promove coletas externas de sangue em Arapiraca e Marechal Deodoro nesta terça-feira (8)
Para doar sangue é necessário seguir os critérios técnicos estabelecidos pela portaria do Ministério da Saúde
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará promovendo duas coletas externas de sangue em dois pontos do Estado nesta terça-feira (8). Em Arapiraca, a iniciativa ocorre das 8h às 16h, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro. Já em Marechal Deodoro, a ação vai ser realizada das 9h às 16h, na Pointer Revestimentos Cerâmicos, situada na Rodovia Divaldo Suruagy, no Polo Multifabril José Aprígio Vilela.
Os candidatos à doação de sangue devem seguir os critérios técnicos estabelecidos por meio de portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS). Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.
Já os voluntários portadores de doença de Chagas, Aids, sífilis e que contraíram hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada de forma permanente. E os candidatos à doação que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o veto ocorre pelo período de um ano.
O Ministério da Saúde exige, ainda, que o voluntário porte um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando, apenas, comidas gordurosas. Com relação aos voluntários que ingeriram bebidas alcoólicas, a doação é proibida, assim como também no caso daqueles que não tenham dormido no mínimo 6 horas.
"Fazemos um chamamento à população de Arapiraca e Marechal Deodoro, que deseja se candidatar à doação voluntária de sangue, para que possa comparecer aos postos volantes e praticar o seu gesto nobre. Vale frisar que, por meio dele, é possível salvar até quatro vidas, seja de pacientes internados nas maternidades ou hospitais", frisou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió transfere feriado do Dia do Servidor Público para sexta-feira (30)
Governo federal prorroga subsídio de R$ 2,12 no diesel por mais 30 dias
Guarnição é acionada após policial civil em suposto surto ameaçar vizinhos em Arapiraca
Dengue: 3 milhões de adolescentes estão com vacinação incompleta
Jovem é detido por dirigir embriagado no Centro de Colônia Leopoldina
Polícia apreende 1,3 kg de maconha e 25 comprimidos em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
