Surgimento de 'gosmas' brancas em praias do Canadá intriga moradores e cientistas
"Moro aqui há 67 anos e nunca vi nada assim, nunca", disse um morador da região; várias teorias foram levantadas, mas todas descartadas
O surgimento de massas brancas, viscosas por fora e esponjosas por dentro, nas praias de Newfoundland, no Canadá, tem intrigado moradores e cientistas marinhos da região nos últimos meses, segundo o jornal The Guardian.
De acordo com o jornal, o primeiro registro da "gosma" foi feito por um homem chamado Philip Grace em um grupo nas redes sociais dedicado à coleta de vidro marinho. Ele publicou registros da massa branca e disse que elas variam em tamanho.
Dave McGrath, morador de Patrick's Cove, também contou que viu muitas delas espalhadas pelas praias. "Pareciam uma panqueca antes de você virá-la, quando tem aquelas pequenas bolhas com covinhas. Eu cutuquei algumas com um pedaço de pau e elas estavam esponjosas e firmes por dentro. Moro aqui há 67 anos e nunca vi nada assim, nunca."
"Eles mandaram a Guarda Costeira e eu perguntei o quão ruim era. Eles me disseram que tinham 46 km de litoral cheios dessa coisa e não tinham ideia do que era", acrescentou McGrath.
Ao longo dos meses, várias especulações do que poderia ser foram feitas nas redes sociais e por moradores. Algumas pessoas achavam que se tratava de esponjas do mar, já outras diziam ser mofo ou cera de parafina.
Até o momento, no entanto, todas as teorias foram descartadas. Os cientistas ainda não sabem dizer o que são as massas brancas e uma bateria completa de testes pode levar meses.
Últimas notícias
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
IPVA 2026: Secretaria da Fazenda confirma desconto para pagamento à vista
Médica acusada de matar ex-marido em Arapiraca responderá ao processo em liberdade
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
