Educação

[Vídeo] Colégio Santa Esmeralda realiza primeira feira de tecnologia em Arapiraca

Estudantes e professores criaram projetos utilizando as funcionalidades de dispositivos tecnológicos

Por 7Segundos 18/10/2024 19h07 - Atualizado em 18/10/2024 20h08
[Vídeo] Colégio Santa Esmeralda realiza primeira feira de tecnologia em Arapiraca
Estudantes dos anos iniciais do Colégio Santa Esmeralda protagonizaram trabalhos sobre tecnologia e inovação - Foto: Reprodução

O Colégio Santa Esmeralda, localizado no município de Arapiraca, realizou nesta sexta-feira (18) a 1ª Feira de Tecnologia Cebase com estudantes dos anos iniciais e professores. O evento contou com trabalhos e projetos criados pelos próprios alunos, referentes às funcionalidades de dispositivos tecnológicos e a importância do uso da tecnologia para o cotidiano humano.

Foram exibidos trabalhos de alunos das turmas da Educação Infantil, e dos 1º aos 5º anos. Eles tiveram a oportunidade de trabalhar a programação de comandos em robôs e das ações de outros objetos, utilizando não apenas a criatividade, mas também o raciocínio lógico, os sentimentos, a cognição, e os sentidos.

O professor João Marcos, um dos responsáveis pela feira, explicou que a realização de eventos como esse contribuem para a aprendizagem dos pequenos, bem como estimulam a capacidade motora e intelectual deles. Ele também explicou o que cada turma fez.

"É uma feira que une diversos projetos, de diversas turmas. No primeiro ano, a gente programou um boliche eletrônico. No segundo, tivemos um cenário animado. O terceiro projetou um contador de passos programado em microbit. No quarto ano também foi microbit, mas diferente, utilizando referências no corpo humano para uma mini cirurgia. E o quinto ano, montou um circuito automatizado de LEDs para simular o semáforo e uma cidade inteligente. Também trabalhamos com os pequenos do Infantil por meio dos comandos em robôs", contou o professor.

A estudante Sara, do 5º ano, ficou feliz em apresentar a maquete da cidade inteligente que ela fez junto com outras colegas de sala. A menina também pontuou o significado de cada objeto utilizado no trabalho.

"Nessa maquete a gente coloca um semáforo. E esse semáforo construímos. Durante as aulas, aprendemos o passo a passo de como fazer um semáforo de verdade. Ele funciona de verdade na maquete, as cores vermelho, amarelo e verde. E nós hoje fizemos uma apresentação para o público avaliar nosso trabalho", disse Sara.

Confira o vídeo