Defensoria Pública Estadual atua como parte interessada em ação da DPU por impactos causados por mineradora
Uma audiência de conciliação está agendada para a próxima terça-feira (19) para tratar o assunto
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), por meio da Defensora Pública Brígida Barbosa, obteve, nesta quinta-feira (14), o deferimento de seu pedido para atuar como amicus curiae em uma Ação Civil Pública (ACP) movida pela Defensoria Pública da União (DPU). O objetivo da ACP é a realização de estudos técnicos de caráter público para investigar se há nexo de causalidade entre a atividade de extração de cobre no município de Craíbas e os problemas denunciados pela população local, como rachaduras e fissuras em residências, mortes de animais, problemas de saúde, danos ambientais, entre outros. Até o momento, apenas estudos realizados pela própria mineradora têm fundamentado as operações de extração.
Na ACP, ajuizada há um ano, a DPU solicita que a União Federal, o Estado de Alagoas e os municípios de Craíbas e Arapiraca, em cooperação com a Defesa Civil nas esferas nacional, estadual e municipal, realizem uma vistoria in loco. Essa vistoria deve incluir um estudo técnico detalhado de todas as edificações situadas nas proximidades da mineração em Craíbas que apresentem rachaduras e fissuras, com o objetivo de mapear os danos. Também é requerido um relatório técnico com georreferenciamento da área afetada, fotos, descrição das características relevantes dos imóveis e um cadastro das famílias impactadas.
Em outubro do ano passado, uma audiência de conciliação determinou a elaboração de um cronograma de ações, segmentado em eixos, para analisar e identificar de forma precisa o problema e seus responsáveis. Para a audiência de conciliação marcada para a próxima terça-feira, dia 19, na Justiça Federal em Arapiraca, espera-se que sejam apresentadas novas propostas de conciliação e que sejam firmados novos acordos.
Amicus curiae
A expressão amicus curiae é de origem latina e significa "amigo da corte". Refere-se a uma figura jurídica que atua como terceiro interessado em um processo judicial. Seu papel é fornecer informações, perspectivas e conhecimento técnico para auxiliar o tribunal na tomada de decisões. Essa figura está prevista no Artigo 138 do Código de Processo Civil.
Últimas notícias
São Miguel dos Milagres: MPF anuncia audiência sobre acessos à Praia do Toque
Júlia Nunes recebe apoio durante agenda em quatro cidades de Alagoas
Dino determina reintegração de Andrei Rodrigues ao comando da PF
Grande encontro em Marechal Deodoro consolida apoio a Alexandre Ayres
Moto roubada é achada escondida em canavial na Barra de Santo Antônio
Advogado defende reação da PM contra mulher morta durante abordagem em grota
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
