Arapiraca e MPT assinam protocolo de combate ao trabalho escravo
Objetivo é capacitar rede de atendimento com novas estratégias de prevenção e combate
O município de Arapiraca deu um passo importante para o combate ao trabalho análogo à escravidão. Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, assinou, junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), o Protocolo de Intenções para o Desenvolvimento do Projeto Estratégico para Capacitação da Rede de Atendimento às Vítimas de Escravidão Contemporânea (PRECAV).
O PRECAV é uma iniciativa nacional do MPT que tem como objetivo capacitar profissionais de órgãos como o CRAS, CREAS, conselhos tutelares e outras instituições que atuam no atendimento a estas vítimas. Com a promoção de novas estratégias de prevenção e combate, estes profissionais terão a capacidade de direcionar estes trabalhadores de forma mais adequada.
O protocolo foi assinado em uma reunião que contou com a presença da procuradora do trabalho, Marcela Dória, e do superintendente de Direitos Humanos, Radamés Pereira, além de técnicos das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Políticas para a Mulher e Saúde, do Conselho Tutelar e de outros serviços relacionados ao desenvolvimento social e ao trabalho, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
Na oportunidade, foram apresentados dados e quantitativos de vítimas já resgatadas do trabalho análogo à escravidão. Para o superintendente, o município tem total interesse na parceria com o MPT e no fortalecimento da rede de proteção às vítimas deste tipo de violação física, financeira, psíquica e social.
A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, também enfatiza que o protocolo de intenções é mais um instrumento que ajudará o município a capacitar a sua rede de proteção, garantido assim a execução da política pública de forma mais eficiente e eficaz.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
