Arapiraca: Defensoria Pública garante direito de professora à contagem de tempo de serviço
A professora ingressou na rede pública de Arapiraca em 1997, inicialmente por meio de um contrato temporário, que durou até 2003, quando foi efetivada após aprovação em concurso público
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) assegurou, por meio de ação judicial, o reconhecimento do tempo de serviço de uma professora que trabalhou mais de 27 anos na rede municipal de ensino de Arapiraca, mas que não teve todos os anos devidamente registrados. A decisão permitirá a inclusão desse período no cálculo da aposentadoria, além de garantir outros direitos, como o acesso a precatórios. O caso é acompanhado pela defensora pública Bruna Cavalcante.
A professora ingressou na rede pública de Arapiraca em 1997, inicialmente por meio de um contrato temporário, que durou até 2003, quando foi efetivada após aprovação em concurso público. Neste ano, prestes a se aposentar, ela descobriu que o período de 1997 a 2003 não havia sido contabilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nem incluído nos precatórios, já que, na época, ela ainda não era servidora efetiva.
Após tentativas administrativas frustradas para resolver a situação, a professora buscou auxílio da Defensoria Pública, que ajuizou uma ação judicial argumentando que, apesar da irregularidade na contratação, o período trabalhado não poderia ser desconsiderado, uma vez que há comprovação da prestação do serviço. Embora o pedido inicial tenha sido negado pelo juízo de 1º grau, a Defensoria recorreu e levou o caso ao Tribunal de Justiça, que deu provimento ao recurso e garantiu integralmente o pedido da autora.
Conforme o acórdão, o município deve averbar o período de serviço nos registros funcionais da professora. A decisão se fundamenta em princípios constitucionais, como a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho, que garantem direitos mínimos mesmo em situações de contratos administrativos considerados nulos.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
