Hospital de Emergência do Agreste qualifica assistência a pacientes internados na UTI
Denominada de Rehab VM Brasil, a iniciativa será implementada em parceria com os Hospitais Moinhos de Vento e Albert Einstein
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi contemplado com mais um projeto do Ministério da Saúde para colaborar com o desenvolvimento de pesquisa e atenção à saúde pública do País. Denominado de Rehab VM Brasil, a iniciativa está sendo implantada para trabalhar junto a pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que precisam da ventilação mecânica, em decorrência de insuficiência respiratória aguda hipoxêmica, o que representa baixo nível de oxigênio no sangue.
Por meio do projeto, estes pacientes serão acompanhados durante a internação na UTI, depois na enfermaria e, na sequência, por mais alguns meses, após a alta hospitalar. O projeto, concebido pelo Governo Federal, é executado por equipes técnicas dos Hospitais Moinhos de Vento (RS) e Albert Einstein (SP), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
As equipes dos dois hospitais, que são referências no Brasil, iniciaram os trabalhos de implantação do projeto fazendo reuniões com os profissionais do HEA e com técnicos dos setores que estarão envolvidos ao longo do trabalho. “O Hospital de Emergência do Agreste já faz parte de um grupo de instituições com disposição e interesse de participar de projetos de pesquisa. Fomos selecionados pelo Ministério da Saúde para participar de mais este projeto nacional, onde o paciente será acompanhado de forma linear e contínua, até a reabilitação total em casa”, explicou a médica Guacyra Almeida, coordenadora médica da Unidade de Acidente Vascular Cerebral do HEA.
De acordo com a fisioterapeuta Jennifer Barreto, consultora Rehab VM Brasil pelo Hospital Moinhos de Vento, em março foi realizada uma visita técnica ao HEA para verificar a estrutura e quais as demandas para a implantação do projeto. Como está tudo seguindo a tramitação normal, as intervenções do projeto serão iniciadas com treinamentos e capacitação das equipes, com um cuidado voltado para a reabilitação dos pacientes que entram em ventilação mecânica por insuficiência respiratória aguda e hipoxêmica.
"O nosso propósito é evitar que esses pacientes tenham sequelas a longo prazo e, deste modo, melhorar a qualidade de vida deles. A gente espera que o projeto deixe um legado para o Hospital de Emergência do Agreste e também para os pacientes que vão receber essa intervenção”, frisou a consultora Rehab VM Brasil pelo Hospital Moinhos de Vento.
Jennifer Barreto fez parte da equipe técnica que passou dois dias no HEA e que contou, ainda, com a enfermeira e consultora do Hospital Moinhos de Vento, Camille Lacerda Correia. Integraram também a equipe, a fisioterapeuta Luísa Paixão e a enfermeira e consultora Angela Magalhães, que atuam no Hospital Israelita Albert Einstein.
“Teremos as equipes acompanhando presencialmente e também por telemedicina. A gente vira um time só para garantir mais qualidade de vida dos pacientes. O projeto tinha a indicação para acolher pacientes com Covid-19, mas, com o final da pandemia, ele foi adaptado para cuidar de pacientes com insuficiência respiratória aguda, que estejam sendo submetidos à ventilação mecânica. O acompanhamento será realizado por alguns meses após a alta hospitalar, com acompanhamento multiprofissional deste time, que trabalha pelo desenvolvimento de condutas que possam buscar uma reabilitação plena dos pacientes”, disse Luísa Paixão.
A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, ressaltou que, por meio da pesquisa Rehab VM Brasil, a maior unidade hospitalar do interior do Estado vai ampliar a condição de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. "Esta busca incessante pelo desenvolvimento da saúde pública melhora a qualidade na assistência aos pacientes, porque contamos com a capacidade técnica elevada dos nossos profissionais”, afirmou a gestora do HEA.
Últimas notícias
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
