Defensoria Pública assegura tratamento domiciliar à criança após complicações do vírus do sarampo em Arapiraca
A decisão determina que o Município forneça, em até cinco dias, todos os insumos, terapias e equipamentos prescritos
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) garantiu a inclusão de uma criança no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Município de Arapiraca, por meio de ação judicial. O menino, diagnosticado com panencefalite esclerosante subaguda causada pelo vírus do sarampo, estava internado há cinco meses em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora poderá receber os cuidados necessários em sua residência. O caso é acompanhado pela Defensora Pública Bruna Cavalcante, que atua no Núcleo da Saúde da Defensoria Pública em Arapiraca.
A decisão, proferida no mês passado, determina que o Município forneça, em até cinco dias, todos os insumos, terapias e equipamentos prescritos nos relatórios médicos anexados ao processo, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, além de possíveis sanções por desobediência.
O tratamento domiciliar foi recomendado pela equipe médica responsável pelos cuidados com a criança. O Município, após muito relutar, informou que não poderia fornecer os insumos para o acompanhamento domiciliar da criança. Na ação, a defensora pública enfatizou que a família não tem condições financeiras para custear a desospitalização e a manutenção da criança em casa, ressaltando a importância do ambiente domiciliar e de um acompanhamento adequado para garantir qualidade de vida do paciente e sua família.
“Essa criança estava há cinco meses no hospital e agora terá a oportunidade de voltar para casa, recebendo o atendimento necessário. A decisão obriga o Município a cumprir sua responsabilidade, o que é essencial para que o tratamento ocorra no ambiente familiar, mais apropriado para o quadro de saúde dele”, destacou a Defensora Pública Bruna Cavalcante, que continuará monitorando o cumprimento da decisão para assegurar que os direitos da criança sejam efetivados.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
