Reestruturação do Programa de Distribuição de Alevinos vai ampliar atendimento aos municípios
Secretaria de Agricultura está investindo para aumentar 20% a produção de alevinos que são distribuídos a agricultores familiares
Para garantir um aumento na produção de alevinos de tilápia e ampliar o número de municípios alagoanos atendidos, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) está realizando atividades de manutenção nas instalações da piscicultura do Programa de Distribuição de Alevinos. A expectativa é de que os tanques possam aumentar 20% a produção dos agricultores familiares do estado.
Para a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, esse é mais um compromisso com a eficiência e o impacto positivo que a produção de alevinos proporciona para as famílias dos agricultores familiares.
“O número de famílias atendidas pelo Programa de Distribuição de Alevinos é extremamente fascinante. Junto com o governador Paulo Dantas temos o comprometimento em combater a insegurança alimentar e possibilitar uma garantia de qualidade de vida para os alagoanos”, disse a secretária.
Para a ação, será necessária uma breve pausa na estação de produção de alevinos, onde foram realizadas a limpeza e a desinfecção dos viveiros escavados e tanques de alvenaria para eliminação de patógenos e parasitas, manutenções nas instalações e reparos sanitários.
“O processo dessa pausa é indispensável para assegurar uma melhoria no trabalho da produção desses alevinos. Queremos garantir que as produções mantenham um padrão elevado de qualidade no desenvolvimento dos alevinos e expandir ainda mais o número de beneficiários pelo programa”, acrescentou a gestora da pasta.
Manutenção
A manutenção de viveiros saudáveis reduz a necessidade de tratamentos corretivos com medicamentos e produtos químicos, contribuindo para práticas mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Faz-se ainda a pesagem e avaliação para seleção de novos reprodutores, a partir da observação do desenvolvimento corporal e o peso ideal.
A finalidade da iniciativa é melhorar a qualidade dos alevinos doados e superar a produção do ano anterior. Dessa forma, será possível ampliar o número de beneficiários atendidos, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura, gerando renda e oferecendo alimento de qualidade para as comunidades alagoanas.
Em 2024, o programa atingiu a marca de mais de 800 mil alevinos distribuídos nos municípios alagoanos, beneficiando mais de 1.000 pessoas e atendendo a 40 municípios no estado. O programa fortalece diretamente a criação de peixes para consumo próprio nas propriedades rurais, assentamentos da reforma agrária e comunidades de povos tradicionais.