Reestruturação do Programa de Distribuição de Alevinos vai ampliar atendimento aos municípios
Secretaria de Agricultura está investindo para aumentar 20% a produção de alevinos que são distribuídos a agricultores familiares

Para garantir um aumento na produção de alevinos de tilápia e ampliar o número de municípios alagoanos atendidos, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) está realizando atividades de manutenção nas instalações da piscicultura do Programa de Distribuição de Alevinos. A expectativa é de que os tanques possam aumentar 20% a produção dos agricultores familiares do estado.
Para a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, esse é mais um compromisso com a eficiência e o impacto positivo que a produção de alevinos proporciona para as famílias dos agricultores familiares.
“O número de famílias atendidas pelo Programa de Distribuição de Alevinos é extremamente fascinante. Junto com o governador Paulo Dantas temos o comprometimento em combater a insegurança alimentar e possibilitar uma garantia de qualidade de vida para os alagoanos”, disse a secretária.
Para a ação, será necessária uma breve pausa na estação de produção de alevinos, onde foram realizadas a limpeza e a desinfecção dos viveiros escavados e tanques de alvenaria para eliminação de patógenos e parasitas, manutenções nas instalações e reparos sanitários.
“O processo dessa pausa é indispensável para assegurar uma melhoria no trabalho da produção desses alevinos. Queremos garantir que as produções mantenham um padrão elevado de qualidade no desenvolvimento dos alevinos e expandir ainda mais o número de beneficiários pelo programa”, acrescentou a gestora da pasta.
Manutenção
A manutenção de viveiros saudáveis reduz a necessidade de tratamentos corretivos com medicamentos e produtos químicos, contribuindo para práticas mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Faz-se ainda a pesagem e avaliação para seleção de novos reprodutores, a partir da observação do desenvolvimento corporal e o peso ideal.
A finalidade da iniciativa é melhorar a qualidade dos alevinos doados e superar a produção do ano anterior. Dessa forma, será possível ampliar o número de beneficiários atendidos, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura, gerando renda e oferecendo alimento de qualidade para as comunidades alagoanas.
Em 2024, o programa atingiu a marca de mais de 800 mil alevinos distribuídos nos municípios alagoanos, beneficiando mais de 1.000 pessoas e atendendo a 40 municípios no estado. O programa fortalece diretamente a criação de peixes para consumo próprio nas propriedades rurais, assentamentos da reforma agrária e comunidades de povos tradicionais.
Últimas notícias
Prefeitura de Arapiraca concede ponto facultativo nesta quinta-feira (17)

Arapiraca fortalece integração de redes de atenção com III Fórum da 7ª Região de Saúde

Deputado Fabio Costa critica secretário Flávio Saraiva pela condução do caso Ana Beatriz

Membros do União Brasil em AL esperam decisão sobre federação com PP para definir futuro

Atividades esportivas e lazer garantirão diversão no Clube do Servidor neste feriadão

Prefeitura de São Sebastião distribui 30 toneladas de peixes e beneficia mais de 10 mil famílias
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
