Reestruturação do Programa de Distribuição de Alevinos vai ampliar atendimento aos municípios
Secretaria de Agricultura está investindo para aumentar 20% a produção de alevinos que são distribuídos a agricultores familiares

Para garantir um aumento na produção de alevinos de tilápia e ampliar o número de municípios alagoanos atendidos, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) está realizando atividades de manutenção nas instalações da piscicultura do Programa de Distribuição de Alevinos. A expectativa é de que os tanques possam aumentar 20% a produção dos agricultores familiares do estado.
Para a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, esse é mais um compromisso com a eficiência e o impacto positivo que a produção de alevinos proporciona para as famílias dos agricultores familiares.
“O número de famílias atendidas pelo Programa de Distribuição de Alevinos é extremamente fascinante. Junto com o governador Paulo Dantas temos o comprometimento em combater a insegurança alimentar e possibilitar uma garantia de qualidade de vida para os alagoanos”, disse a secretária.
Para a ação, será necessária uma breve pausa na estação de produção de alevinos, onde foram realizadas a limpeza e a desinfecção dos viveiros escavados e tanques de alvenaria para eliminação de patógenos e parasitas, manutenções nas instalações e reparos sanitários.
“O processo dessa pausa é indispensável para assegurar uma melhoria no trabalho da produção desses alevinos. Queremos garantir que as produções mantenham um padrão elevado de qualidade no desenvolvimento dos alevinos e expandir ainda mais o número de beneficiários pelo programa”, acrescentou a gestora da pasta.
Manutenção
A manutenção de viveiros saudáveis reduz a necessidade de tratamentos corretivos com medicamentos e produtos químicos, contribuindo para práticas mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Faz-se ainda a pesagem e avaliação para seleção de novos reprodutores, a partir da observação do desenvolvimento corporal e o peso ideal.
A finalidade da iniciativa é melhorar a qualidade dos alevinos doados e superar a produção do ano anterior. Dessa forma, será possível ampliar o número de beneficiários atendidos, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura, gerando renda e oferecendo alimento de qualidade para as comunidades alagoanas.
Em 2024, o programa atingiu a marca de mais de 800 mil alevinos distribuídos nos municípios alagoanos, beneficiando mais de 1.000 pessoas e atendendo a 40 municípios no estado. O programa fortalece diretamente a criação de peixes para consumo próprio nas propriedades rurais, assentamentos da reforma agrária e comunidades de povos tradicionais.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
