Reconhecimento internacional: Programa da Uneal é reconhecido pelo Selo ODS Educação 2024
Projeto de formação de professores é uma iniciativa do Governo Federal que busca aprimorar a formação inicial de docentes da rede pública
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) é certificada pelo Selo ODS Educação 2024. Uma das iniciativas reconhecidas foi o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), especialmente na modalidade Parfor Equidade, voltado para a formação de professores que atuarão na educação indígena, quilombola, do campo e na educação especial inclusiva.
O Parfor é uma iniciativa do Governo Federal que busca aprimorar a formação inicial de docentes da rede pública, garantindo que professores licenciados atuem de acordo com as especificidades de suas comunidades.
O programa é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conta com apoio para custeio e bolsas destinadas a docentes e discentes ao longo dos quatro anos de formação.
Atualmente, a Uneal desenvolve três projetos no âmbito do Parfor Equidade, com 220 alunos matriculados. São oferecidos os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, no Campus III (Palmeira dos Índios); Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, nos Campi I (Arapiraca), II (Santana do Ipanema) e V (União dos Palmares); e Licenciatura em Educação do Campo, no Campus I (Arapiraca).
Impacto na formação docente e o reconhecimento do Selo ODS
O reitor da Uneal, Odilon Máximo, destacou a importância do reconhecimento. “O Parfor representa um avanço significativo para a educação em Alagoas. Formar professores dentro de suas realidades culturais e territoriais fortalece a identidade das comunidades e promove uma educação mais inclusiva.”, afirmou.
O coordenador institucional do Parfor, Reinaldo Sousa, também celebrou a certificação e ressaltou a relevância do programa. “Não se trata apenas de formar profissionais, mas de romper barreiras históricas e garantir que grupos minoritários – muitas vezes invisibilizados – tenham acesso ao ensino superior e ao direito de construir suas próprias narrativas. Mas é importante destacar que este selo não é um marco isolado. Ele se soma a uma trajetória de ações inclusivas que a Uneal consolidou ao longo dos anos, seja por meio de políticas de cotas, programas de assistência estudantil ou projetos de extensão que dialogam com as demandas sociais mais urgentes”.
Reconhecimento e premiação
O Selo ODS Educação 2024 reconhece instituições e iniciativas que promovem práticas educacionais alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco na erradicação da pobreza, redução das desigualdades e melhoria da qualidade da educação. A cerimônia oficial de entrega da premiação acontecerá em março de 2025, no Rio de Janeiro.
Transformação pela educação
A conquista do Selo ODS Educação 2024 reflete também o impacto direto do Parfor na vida dos estudantes. José Ailton Marcelino da Silva, de 53 anos, aluno do curso de Educação do Campo, compartilhou sua experiência e destacou a importância do programa em sua trajetória.
“O Parfor une o conhecimento científico ao conhecimento empírico, valorizando a experiência da comunidade e trazendo novas perspectivas para nossa prática docente.”
Ivaniza Leite da Silva, aluna do curso de Educação Escolar Quilombola e moradora do Quilombo Caja dos Negros, em Batalha (AL), destacou a importância do Parfor na valorização da cultura e na conquista de direitos.
“O Parfor nos permite resgatar e valorizar a história e a cultura quilombola e africana, que estavam se perdendo. Além disso, mostra para a sociedade que seguimos lutando pelos nossos direitos, ocupando espaços que sempre nos foram negados.”
Os cursos são coordenados pelas professoras Adriana Rocely Viana da Rocha (Educação Escolar Quilombola); Júlia Sara Accioly Quirino (Pedagogia Intercultural Indígena) e Esmeralda Aparecida Porto Lopes (Educação do Campo).
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
