Receita Federal alerta sobre novo 'golpe do CPF'; saiba como proteger seu documento
Criminosos enviam e-mails falsos, ameaçando suspender o CPF e bloquear contas bancárias se a situação não for resolvida rapidamente
A Receita Federal emitiu um alerta sobre um novo golpe que faz as vítimas acreditarem que têm problemas com seus CPFs. O crime, que utiliza o nome do órgão para enganar os contribuintes, funciona da seguinte forma:
E-mails falsos: os golpistas enviam e-mails que parecem ser da Receita Federal, dizendo que há problemas com o CPF da pessoa;
Ameaças: eles afirmam que, se a situação não for resolvida rapidamente, o CPF será suspenso, as contas serão bloqueadas e haverá dificuldades para emitir documentos e fazer transações bancárias.
Essas ameaças são falsas e apenas visam pressionar a vítima a agir rapidamente.
Segundo o órgão, os criminosos utilizam elementos visuais semelhantes aos da Receita Federal, incluindo logotipos, cores e linguagem técnica, para dar credibilidade à fraude.
Além disso, eles utilizam uma estratégia para instalar pânico. As mensagens usam, por exemplo, termos alarmantes como "irregular" e "suspenso" em vermelho para assustar a vítima e fazê-la agir rapidamente.
O golpe também exige o pagamento de uma falsa multa no valor de R$ 124,60, com um prazo absurdamente curto para quitação, geralmente inferior a 48 horas.
A Receita Federal destaca ainda que os e-mails fraudulentos contêm links que direcionam para páginas falsas que simulam portais do governo.
No entanto, a URL desses sites apresenta sinais claros de fraude, como o uso de domínios suspeitos, incluindo ".mom" e outros diferentes de ".gov.br". Esse detalhe é um dos principais indícios de golpe e deve ser observado atentamente antes de qualquer ação.
Como se proteger
A Receita Federal orienta os cidadãos a adotarem medidas preventivas para evitar cair nesse tipo de golpe:
Desconfie de mensagens suspeitas: a Receita Federal não pede informações pessoais por e-mail ou mensagem de texto. Se receber esse tipo de comunicação, não forneça seus dados.
Não clique em links desconhecidos: golpistas usam links maliciosos que podem levar a sites falsos ou instalar programas prejudiciais no seu dispositivo.
Não abra arquivos anexos: e-mails fraudulentos frequentemente contêm anexos que podem instalar vírus ou coletar informações pessoais.
Verifique a autenticidade da comunicação: a Receita Federal usa apenas canais oficiais, como o Portal e-CAC e o site, para se comunicar com os cidadãos.
Confira a URL antes de agir: antes de clicar em qualquer link enviado por e-mail, verifique se o endereço contém "gov.br". URLs suspeitas, especialmente aquelas terminadas em ".mom", indicam fraude.
A Receita Federal ressalta ainda que não envia e-mails cobrando pagamentos.
"Caso receba mensagens suspeitas, a recomendação é não clicar em links, não realizar pagamentos e denunciar a tentativa de golpe aos órgãos competentes", afirmou o órgão em nota.
'Proteger Meu CPF'
Além das dicas mencionadas, a Receita Federal oferece gratuitamente a plataforma "Proteção do CPF". Esta ferramenta impede que seu CPF seja incluído de forma indesejada no quadro societário de empresas e outras sociedades.
A plataforma abrange todos os órgãos registradores, como Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e a OAB, e é válida para todos os tipos jurídicos, incluindo Microempreendedor Individual (MEI) e Inova Simples.
Com o CPF protegido, caso você deseje participar de algum CNPJ, poderá reverter o impedimento de forma simples, acessando a mesma funcionalidade e alterando a situação.
Para utilizar a plataforma, siga os passos abaixo:
Acesse o site dos Serviços Digitais da Receita Federal.
Abra a seção "CPF".
Clique em "Proteger Meu CPF".
Faça login no sistema com sua conta Gov.com (clique aqui para saber como abrir a conta).
Clique em "Impedir Participação" e confirme.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
