Hospital de Emergência do Agreste realiza aula inaugural com acadêmicos que vão iniciar estágio
Pela primeira vez, alunos de diversas instituições de ensino foram reunidos para um acolhimento conjunto
Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizaram, nesta quinta-feira (13), uma aula inaugural voltada para acadêmicos da área da saúde, que iniciarão estágios na maior instituição hospitalar pública do interior de Alagoas. Pela primeira vez, alunos de diversas instituições de ensino foram reunidos para um acolhimento conjunto, proporcionando uma apresentação detalhada do hospital, as normas e fluxos de funcionamento.
Participaram do acolhimento estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Faculdades Unopar, Unirb, Uninassau Arapiraca e Cesmac do Sertão. As áreas contempladas no estágio incluem enfermagem, fisioterapia e farmácia.
A coordenadora do setor de Educação e Ensino em Saúde do HEA, Maria Sharlene Vieira, destacou a importância da iniciativa para os 34 estudantes que participaram da aula inaugural. “Estamos recepcionando alunos de várias instituições para apresentar não só o hospital, mas também as normas e o fluxo de trabalho. Isso permitirá que os acadêmicos tenham um melhor aproveitamento do estágio”, explicou.
Ela acrescentou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem papel fundamental no processo. “São estudantes de instituições conveniadas com a Sesau, o que possibilita um aprendizado ainda maior para estes universitários”, declarou Maria Sharlene Vieira.
A fisioterapeuta Lívia Maria, integrante do setor de Educação e Ensino em Saúde do HEA, enfatizou a importância de ambientar os estudantes antes do início das atividades práticas. “O objetivo desse encontro é iniciar a formação de vínculos entre alunos e supervisores, apresentar os fluxos e normas, além de definir as escalas conforme o plano de trabalho das instituições”, afirmou.
A aula inaugural contou com a participação de profissionais que atuarão como supervisores de estágio nas áreas de fisioterapia, farmácia e enfermagem, além da coordenação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). “Foi uma oportunidade importante para apresentar as normas e rotinas de prevenção de infecção relacionadas à assistência à saúde (IRAS)”, comentou a enfermeira Maria Karolina Marques, coordenadora do SCIH.
Para a professora Mosabelle Rodrigues, do curso de enfermagem do Cesmac do Sertão, a experiência no HEA é fundamental para a formação profissional dos alunos. “Nossa expectativa é muito positiva. O hospital oferece um ambiente rico para o desenvolvimento de habilidades práticas. Aqui, os estudantes terão contato com diferentes áreas da assistência à saúde, o que será determinante para a construção do profissionalismo deles”, destacou.
Beneficiada
A estudante do 5° período do curso de farmácia da Unopar, Liziane Rodrigues, de 33 anos, explicou que vem do município de Junqueiro para adquirir mais conhecimento no hospital que é referência na II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. “Eu estava nervosa porque nunca tinha entrado num hospital de emergência, mas foi muito bom entender melhor a dinâmica do hospital. Tenho certeza que esta ação colaborou muito neste primeiro contato com profissionais da instituição”, afirmou.
Últimas notícias
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Homem é preso após torturar e manter esposa em cárcere privado em Rio Largo
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
