Procon Arapiraca e CREF realizam operação conjunta em academias e flagram irregularidades
Durante as inspeções, foram encontradas irregularidades como a falta de alvará sanitário e do Corpo de Bombeiros
O Procon Arapiraca e o Conselho Regional de Educação Física (CREF) realizaram entre os 10, 11 e 12 de fevereiro, uma operação conjunta de fiscalização de 18 academias na cidade de Arapiraca. O objetivo foi verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e das normas reguladoras do setor.
Durante as inspeções, diversas irregularidades foram constatadas. Entre elas, a recusa no recebimento de pagamentos em espécie, que contraria a legislação vigente; a falta do Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta; falta de informações claras sobre as formas de pagamento aceitas.
Além disso, algumas estavam funcionando sem o alvará de localização em local visível ou, em alguns casos, a inexistência do documento. A operação registrou também a falta de alvará sanitário e do Corpo de Bombeiros, exigências fundamentais para o funcionamento adequado de estabelecimentos como esses.
O Procon destacou a importância da parceria com o Conselho para garantir a segurança e transparência aos consumidores. “Estamos atentos aos direitos dos consumidores que eles sejam garantidos e respeitados. Além disso, o cumprimento das normas garante a segurança e bem estar dos consumidores”, destacou o coordenador executivo do Procon, João Pedro.
A fiscalização também presenciou irregularidades em relação às normas do CREF, como a falta de profissionais qualificados para acompanhar os alunos, configurando uma má prestação de serviço. Além disso, alguns estabelecimentos foram flagrados vendendo ou expondo produtos impróprios para o consumo.
As academias notificadas terão prazo para regularizar as pendências, sob pena de sanções previstas na legislação
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
